Como é que posso lidar com os meus filhos que assumem partidos opostos?

billy-graham.jpg
Pergunta: O nosso casamento terminou ao fim de 18 anos. O triste é que os nossos dois filhos (dois adolescentes) estão a assumir partidos opostos, com o nosso filho a apoiar o seu pai e a nossa filha a tomar o meu partido. Eu detesto isto. Existe alguma maneira de o superar? – Srª P.H.    

Resposta: O divórcio, hoje, é uma realidade - mas deixe-me ser franco: Não fazia parte do plano original de Deus para nós, nem Ele quer que enveredemos por esse caminho, se pudermos evitar. A Bíblia diz mesmo: "aborreço [ou, odeio] o divórcio”, diz Jeová [TB]" (Malaquias 2:16).

     Isto não quer dizer que o divórcio seja um pecado imperdoável (por que não é), nem significa que Deus não possa trazer cura posteriormente (pois pode). Mas significa que não devemos tomá-lo levianamente, ou casarmos pensando que se as coisas se tornarem difíceis, podemos sempre saltar fora. Deus leva muito a sério o casamento - e nós também o devemos levar. Como nota de rodapé, gostaria que as igrejas fizessem mais para ajudar os jovens a compreenderem as responsabilidades e as alegrias do casamento.

     Porque é que Deus diz que odeia o divórcio? Uma das razões é porque Ele sabe o sofrimento que causa - e Ele não quer que isso nos aconteça. O divórcio nunca é fácil (não importa o que dizem alguns), e quando duas pessoas se rejeitam mutuamente e não querem mais nada ter uma com a outra, os resultados são sempre espinhosos. E quando há crianças envolvidas, a situação é ainda mais crítica.

     O que é que pode fazer? Primeiro, volte-se para Cristo a fim de obter a sabedoria e graça de que necessita, e confie-Lhe a sua vida e o seu futuro. Depois, evite falar constantemente sobre o passado com os seus filhos, pois isso só piora as coisas. Além disto, confie que Deus trabalhará no coração do seu filho; ele ainda é jovem, e com o tempo ele vai – espero - superar isso.

- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário