O Cristão pode exercer cargos públicos?

Billy Graham

 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Acha que é possível ser-se Cristão e também exercer cargos públicos? Eu sempre me interessei pela política e, agora, alguns amigos estão a incitar-me a candidatar-me a um cargo público local. Mas tenho visto tanta corrupção e falsidade na política que me interrogo se me devo envolver. - N.J.    

Resposta: Ao longo dos anos tenho conhecido uma quantidade de homens e mulheres que são Cristãos devotos e que também tiveram cargos públicos, por vezes, a um nível muito elevado. Sim, eles sentiram as mesmas pressões que menciona - mas no meio delas, eles procuraram fazer o que estava certo, porque eles acreditavam que Deus os chamara para a sua posição.

   A Bíblia realmente dá-nos vislumbres de pessoas que tiveram cargos de responsabilidade e também procuraram seguir a Deus. Jó foi um líder citadino conhecido por ser "homem sincero e recto, temente a Deus, e desviando-se do mal” (Jó 1:8). Durante uma das viagens missionárias de Paulo, um procônsul (ou, governador) Romano entregou a sua vida a Cristo (cf. Act 13:4-12). Erasto, o director das obras públicas na cidade de Corinto, era Cristão (cf. Rm 16:23).

     Procure a vontade de Deus ao tomar essa decisão. A nossa sociedade precisa de mais homens e mulheres em cargos públicos que sejam honestos e capazes, e talvez seja da vontade de Deus que seja um deles. Se as pessoas íntegras abandonarem completamente a política, quem ficará?

     Faça o que fizer, torne como seu objectivo viver para Cristo e segui-Lo, independentemente das pressões. As palavras da Bíblia aplicam-se a todos os Cristãos: "… procurai as coisas honestas, perante todos os homens" (Romanos 12:17).

- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 13SET26
Integridade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 13 de setembro de 2026

Carlos Oliveira 11SET26
A alegoria que desmonta desculpas

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de setembro de 2026

Peter Cerqueira 09SET26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 5)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 09 de setembro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 02 de setembro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário