Devia ter-me esforçado mais com o meu marido?

billy-graham.jpg
Pergunta: O meu marido e eu aguentámo-nos até os nossos filhos crescerem, mas passaram-se dois anos desde o divórcio e eu agora desejava ter-me esforçado mais para nos mantermos juntos. Nunca ninguém me falou da dificuldade que isto representava e da solidão consequente. Eu não tenho uma pergunta, mas talvez a minha experiência ajude alguém. – Srª S.K.     

Resposta: Deus deu-nos o casamento - e um dos motivos foi porque Ele sabia exactamente o que você descobriu: a vida pode ser difícil e solitária se não a pudermos compartilhar com alguém. A Bíblia diz que depois de Deus ter criado Adão, declarou: “Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Génesis 2:18).

     Eu também espero que a sua experiência ajude alguém que esteja como você esteve – se assumir que com o fim do casamento, tudo vai ser melhor. Porém isso não é necessariamente verdade. Na maioria das vezes, uma vez findo o casamento, o alívio sentido no início dá lugar à dura realidade das dificuldades económicas, solidão e insegurança.

     Nem todos os casamentos podem ser salvos, eu sei - mas não seria melhor que marido e mulher fizessem tudo o que podem para tentar salvá-lo? Durante algum tempo, o seu amor esteve apaixonadamente inflamado; o que o levou a morrer? Será que se esqueceram da verdade bíblica de que "o amor é  sofredor, é benigno" (1 Coríntios 13:4)? Terá o egoísmo obstruído o amor?

     A coisa mais importante que podemos fazer para salvaguardar os nossos casamentos, contudo, é entregá-los - e toda a nossa vida – a Jesus Cristo. Deus ama-nos, e quando O colocamos no centro das nossas vidas, Ele começa a mudar-nos de dentro para fora. Que isto se torne uma realidade para si, ao abrir o seu coração e a sua vida a Cristo.

- Billy Graham

Sermões e Estudos

José Carvalho 09AGO26
Tudo ou nada

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
O Rochedo de Gibraltar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2026

Peter Cerqueira 05AGOI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 3)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 05 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 29 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário