Ter dúvidas é errado?

Billy Graham

Pergunta: É errado ter questões acerca de Deus? Eu sou Cristão, mas por vezes acontecem-me coisas que me fazem duvidar da minha fé, e eu começo a interrogar-me se realmente estou, ou não, no trilho certo. - F.G.     

Resposta: Deus quer que confiemos n’Ele completa e totalmente – e quando duvidamos, não estamos a confiar n’Ele como devíamos. A Bíblia avisa que a pessoa que duvida constantemente de Deus e não confia n’Ele é “de coração dobre … inconstante em todos os seus caminhos” (Tiago 1:8).

    Ao mesmo tempo Deus compreende as nossas dúvidas, e mais importante ainda, posso dizer-lhe que Ele quer removê-las e aumentar a nossa fé. Lembra-se de Tomé, que era um dos discípulos mais chegados de Jesus? Quando os outros lhe disseram que Jesus tinha ressuscitado dos mortos após a Sua crucificação, Tomé recusou crer. Ele declarou, “Se eu não vir o sinal dos cravos em Suas mãos e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no Seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (João 20:25).

     Como é que Jesus respondeu? Ele não repreendeu Tomé nem lhe disse para ter simplesmente mais fé. Em vez disso, Jesus chegou-se a Ele e mostrou-lhe que estava vivo. A resposta foi imediata: “Tomé respondeu, e disse-Lhe: Senhor meu, e Deus meu!” (João 20:28).

     Quando as dúvidas surgirem, não permita que elas criem raízes na sua alma. Em vez disso, leve-as a Cristo. Acima de tudo, sature o seu coração e mente diariamente com as verdades da Palavra de Deus, a Bíblia. Satanás tentará desviá-lo, mas em Cristo “temos [esta esperança] como âncora da alma segura e firme, e que penetra até ao interior do véu” (Hebreus 6:19).
- Billy Graham

Sermões e Estudos

José Carvalho 11AGO26
Pressa para chegar a lado nenhum

Tema abordado por José Carvalho em 11 de outubro de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
Metáfora da tecnologia digital

Tema abordado por Carlos Oliveira em 09 de outubro de 2026

Carlos Cerqueira 04OUT26
A plenitude da vida cristã

Tema abordado por Carlos Cerqueira em 04 de outubro de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 30 de setembro de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário