Deus pode mudar a minha personalidade?

Billy Graham

Pergunta: Eu gostaria de ser amigável e extrovertido como as outras pessoas, mas eu sempre fui uma pessoa muito tímida, e sempre que eu entro num grupo eu só me encolho e não digo nada. Deus pode mudar a minha personalidade? Ou serei sempre deste modo, porque Ele me fez assim? - D.E.     

Resposta: Eu estou contente por Deus não nos ter feito a todos exactamente do mesmo modo. Não está? Pense quão monótono e entediante seria o mundo se todos tivéssemos exactamente as mesma capacidades e personalidades! Porém não temos – e foi assim que Deus quis que fossemos. O escritor de Eclesiastes no Velho Testamento declarou, “Tudo fez formoso em seu tempo” (Eclesiastes 3:11).

    Por outras palavras, não passe todo o seu tempo a desejar ser outra pessoa, ou a aspirar por algo que Deus não tencionou que tivesse. Deus sabe o que é, e Ele ama-o exactamente assim. Nos termos de hoje provavelmente rotularíamos o Apóstolo Pedro de extrovertido, porque ele estava sempre a tomar a dianteira e a falar. Porém, por outro lado, o jovem companheiro de Paulo, Timóteo, era aparentemente tímido, e Paulo teve de o incitar a não se deixar dominar pelos outros (ver 1 Timóteo 4:12). No entanto Deus usou-os a ambos.

     Peça a Deus que o ajude a vencer a sua timidez e a tornar-se na pessoa que Ele quer que seja. Dê passos – a princípio talvez poucos – para se chegar aos outros. Envolva-se num estudo bíblico ou junte-se a um grupo voluntário na sua igreja, e peça a Deus que o ajude a dar um contributo tanto pelo que diz como pelo que faz.

     Adicionalmente, peça a Deus para o ajudar a descobrir os dons que Ele lhe deu. As pessoas calmas, por exemplo, muitas vezes tornam-se bons ouvintes, e isso pode ser de grande benefício para as pessoas com fardos.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário