Como ser bons avós?

Billy Graham

Pergunta: O nosso filho e a sua mulher acabaram de ter o seu primeiro filho, e nós estamos muito emocionados. A Bíblia diz alguma coisa sobre o que devemos fazer para sermos bons avós? — E.M.     

Resposta:  Se algum dos seus avós ainda estiver vivo, espero que faça um esforço especial para lhe telefonar ou visitar, e faça-o saber o quanto ele significa para si.
 
    Sempre que penso nos avós e no impacto que eles podem causar nos seus netos, lembro-me de um jovem, na Bíblia, chamado Timóteo. Ele foi um companheiro íntimo do Apóstolo Paulo, e foi grandemente usado por Deus para ajudar Paulo nas suas jornadas missionárias. Posteriormente ele tornou-se pastor dos Cristãos na cidade de Éfeso – uma missão difícil, uma vez que Éfeso era o maior centro de adoração pagã no mundo antigo. Obviamente Timóteo era um jovem com uma fé forte e com convicções profundas.

     Mas onde é que Timóteo obteve a sua fé? As sementes foram semeadas pela sua mãe – e especialmente pela sua avó. Como Paulo escreveu numa das suas cartas a Timóteo, “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide” (2 Timóteo 1:5). Paulo também recordou que “... desde a tua meninice sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus” (2 Timóteo 3:15).

     Agradeça a Deus pelo privilégio de serem avós, e peça-Lhe que vos ajude a serem os melhores avós que podem ser. Que o vosso neto se venha a recordar não apenas dos bons momentos que lhe proporcionareis, mas especialmente pelo vosso exemplo de fé e amor em Cristo.
 
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário