Qual o limite da dívida?

Billy Graham
 

 Apesar de Billy Graham já ter sido promovido à glória (07NOV1918-21FEV2018), continuaremos a publicar as suas Perguntas/Respostas - novas e em arquivo.

 

Pergunta: Eu sei que não é um consultor financeiro, mas na sua experiência qual o limite de dívida aceitável? A minha esposa e eu temos ambos bons empregos e uma excelente avaliação financeira de risco, mas começo a interrogar-me se não teremos exagerado no montante de dívida que assumimos. Ficaremos numa má situação, se um de nós perder o seu emprego. - R.L.

Resposta: Está certo; Eu não sou um consultor financeiro - embora eu tenha sido muito ajudado no meu ministério por homens e mulheres íntegros que estavam altamente qualificados em questões financeiras, e também estavam profundamente comprometidos com o Senhor Jesus Cristo. Talvez Deus o conduza a alguém assim, que possa aconselhá-lo. A Bíblia diz: "Onde não há conselho os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão" (Provérbios 15:22).

     Simultaneamente, a Bíblia adverte-nos sabiamente contra a assunção de dívida elevada (dívida especialmente insegura). Na antiga nação de Israel, de facto, todas as dívidas pendentes deveriam ser canceladas a cada sete anos, a fim de impedir que as pessoas acumulassem dívida em exagero (ver Deuteronómio 15:1-2). Como uma questão prática, se as nossas dívidas se tornarem demasiado elevadas, elas irão preocupar-nos cada vez mais, e acabarão por asfixiar as nossas vidas. A Bíblia adverte: "… o que toma emprestado é servo do que empresta" (Provérbios 22:7).

     A verdadeira questão, porém, é a seguinte: que lugar é que as coisas têm na vossa vida? Terem posses torna-se tão importante para vós que agora estas vos possuem, em vez de vocês as possuírem? Estão mais preocupados em impressionar os outros do que em viver com sabedoria? Acima de tudo, as coisas têm tomado o lugar que Deus deve ter nas vossas vidas?

     Não esperem por uma crise; este instante é o momento para reordenarem as vossas vidas. Comecem por se voltar para o Senhor Jesus Cristo e rendam-Lhe as vossas vidas e bens. Depois, tomem medidas concretas para cortar com os vossos gastos e paguem as vossas dívidas o mais rápido possível.

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário