Como podemos encontrar respostas para as perguntas dos nossos filhos?

Billy GrahamPergunta: Os nossos dois rapazes estão na idade em que fazem toda a espécie de perguntas, incluindo muitas questões sobre Deus – a maioria das quais não conseguimos responder. Onde é que podemos encontrar respostas que os satisfaçam? Srª H.O'D. 

Resposta: Srª. H.O'D.,

     Aprecio o interesse dos seus filhos, e espero que faça tudo o que puder para os encorajar e para lhes assegurar que Deus se preocupa com eles. Poderá alguma coisa ser mais importante do que encaminhar os nossos filhos para Deus?
 

     Sim, as crianças podem ser muito curiosas, e por vezes podem fazer mais perguntas do que aquelas que podemos responder (não apenas sobre Deus, mas sobre tudo o mais!). Contudo, não se sinta na obrigação de ter de dar uma resposta completa, detalhada para as questões que eles colocam sobre Deus; muitas vezes uma resposta simples satisfazê-los-á – e até mesmo ser mais compreensível. Quando não tiver uma resposta, seja honesta e admita-o. Diga-lhes simplesmente que eles colocaram uma boa questão, e que eles talvez a possam ajudar a encontrar uma resposta.

     Lembre-se também que as crianças não aprendem apenas do que nós lhes dizemos, mas pelo que nós fazemos. Os seus filhos sentem que Deus é real para si e o seu marido, e vêem que Ele faz a diferença na forma como vive? Eles ouvem-na orar e vêem-na ler a sua Bíblia? O apóstolo Paulo tinha cuidado com o modo como vivia. Dizia ele, “para vos dar em nós mesmos exemplo, para nos imitardes” (2 Tessalonicenses 3:9).

     Cristo é o centro da sua vida, quer individualmente quer como família? Por amor de si, bem como por amor dos seus filhos, certifique-se da sua entrega a Cristo. Depois peça-Lhe que a ajude a ser exemplo de fé para os seus filhos, de modo a que um dia eles também possam colocar a sua fé e confiança em Cristo.
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário