O que são “guerras de adoração ou de louvor”?

Billy Graham Pergunta: Já ouviu a expressão "guerras de adoração, ou de louvor"? Recentemente, mudámo-nos para uma cidade diferente e juntámo-nos a uma nova igreja, mas a congregação parece estar em guerra entre os que gostam de música Cristã contemporânea e os que (como nós) preferem o culto tradicional. Devemos procurar outra igreja? – Srª E.McC.

Resposta: Eu sei que muitas igrejas têm experimentado debates semelhantes nos últimos anos por causa de novos estilos de adoração, ou louvor, e música. Eu não sou músico, é claro, mas estou grato por Deus ter levantado uma nova geração de compositores e músicos que nos apontam para Cristo.

     Contudo isso não significa que rejeitemos o que as gerações anteriores fizeram – de modo algum. Se eu fosse pastor, hoje, provavelmente tentaria evitar fazer mudanças radicais repentinas que pudessem levar alguns a sentirem que estão a ser ignorados, rebaixados ou reprimidos. A Bíblia diz: "Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz" (Efésios 4:3).

     Eu realmente ouço menos hoje, do que há uns anos atrás, sobre essas chamadas "guerras de adoração ou de louvor"; muitas igrejas parecem ter encontrado formas de ultrapassar o hiato entre os estilos de adoração e de louvor mais antigos e mais recentes. Alguns, por exemplo, tentam misturar, nos seus cultos, o antigo com o novo. Igrejas maiores, muitas vezes têm dois cultos - um tradicional e um contemporâneo. Incentive a liderança da sua igreja a explorar todas as opções - não apenas por sua causa, mas por causa de toda a congregação, incluindo os vossos jovens.

     Antes de considerar mudar de igreja, olhe para além desta questão, para uma pergunta mais importante: pode crescer espiritualmente por meio das atividades desta igreja? Jesus Cristo e Sua Palavra, a Bíblia, são o seu centro? Ela oferece oportunidades para servir? A Bíblia diz: "E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos à caridade e às boas obras" (Hebreus 10:24).

- Billy Graham


Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário