A depressão é pecado?

billy-graham.jpg

Pergunta: Será pecado estar deprimida? O médico diz que tenho um desequilíbrio no meu cérebro que ele pode tratar com medicação, mas um amigo meu diz que eu não deveria fazê-lo porque eu só tenho necessidade de orar e de ter mais fé. Quem é que está certo? Não aguento isto por muito mais tempo. – Srª. A.B.

Resposta: Permita-me que lhe coloque uma questão: Se fracturar o seu braço num acidente, pensa que o seu amigo diria ser pecado ter um braço partido, e que tudo quanto precisa é de orar? Duvido.
 
     Também não é pecado procurar tratamento para um desequilíbrio químico no seu cérebro. A Bíblia diz que nós “de um modo terrível, e tão maravilhoso [fomos] formados” (Salmo 139:14) – e é verdade: Os nossos corpos e mentes são muito complexos. Apesar dos médicos não poderem resolver todos os nossos problemas, devemos ser gratos por Deus os ter capacitado a compreender mais sobre os nossos corpos e mentes, e ter-lhes dado novas formas de vencer muitos dos nossos problemas. Não se sinta estar de algum modo a pecar por buscar tratamento para a sua depressão; seria um erro não procurar tratamento.

     Contudo não me interprete mal. Deus deu-nos o dom da oração, e a oração deve ser uma parte importante da sua vida ao lutar com este problema. Através da oração podemo-nos chegar a Deus, e quanto mais perto nos chegarmos a Ele, mais consciência tomamos de que Ele nos ama e nos quer ajudar.

     Certifique-se do seu compromisso com Cristo, e depois peça-lhe direcção ao procurar tratamento. Além disso, permita que as promessas de Deus saturem a sua mente e coração. O salmista escreveu, “Por que estás abatida, ó minha alma ...? Espera em Deus” (Salmo 42:5). 
 
- Billy Graham

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário