Pode-se viver conjuntamente, antes do casamento?

Billy Graham Pergunta: Eu quero casar, mas o meu namorado diz que precisamos de viver juntos para ver se dá certo. Ele diz que todos os nossos amigos o fazem, e eu acho que ele está certo, mas não tenho a certeza se quero enveredar por esse caminho. Qual é o seu conselho? - K. McG.

Resposta: Pode ser popular com alguns dos vossos amigos, mas por razões práticas e espirituais exorto-a vivamente a não enveredar pela via que o seu namorado lhe pede que siga.

     A nível prático, o problema de viverem simplesmente juntos é que não há nenhum compromisso real, nem para ambos, nem para o casamento. O que é que impedirá o seu namorado de decidir não querer ficar amarrado, e de repente rejeitá-la? Ou o que a impedirá de o abandonar após a menor discórdia (como acontece em quase qualquer relacionamento)? A resposta é simples: precisamente nada.

     Mas eu também espero que evite isso por razões espirituais. Deus deu-nos o casamento para a nossa felicidade e ajuda mútua, e aos Seus olhos é um compromisso solene de se ser fiel um ao outro, independentemente do que aconteça. É por isso que a Bíblia nos manda evitar relações sexuais fora do casamento. Só então o verdadeiro amor pode florescer, e só então será o vosso relacionamento poderá crescer tornando-se mais forte com o passar dos anos. Jesus disse: "Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6).

     Momentaneamente, a sugestão de seu namorado pode ser muito tentadora, mas está cheia de incertezas e de grande risco, como muitos já descobriram, para sua tristeza. Em vez disso, oro para que coloque Jesus Cristo no centro da sua vida, e procure a Sua vontade para o seu futuro. O caminho de Deus é sempre melhor.

- Billy Graham
Discurso de Billy Graham em Silicon Valley sobre fé,ciência e tecnologia:
 
 

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário