O verdadeiro nome de Deus é Jeová?

Deverá ser por esse nome que O devemos tratar e anunciar? Haverá da nossa parte alguma irreverência se O não tratarmos desse modo?
 

A resposta correcta para cada uma das questões levantadas é um enorme NÃO!

Em primeiro lugar, o Nome JHWH, algumas vezes pronunciado JAVÉ e traduzido ocasionalmente por JEOVÁ, como no Sal. 83.18, trata-se dum nome não pronunciável visto não conter vogais. Dan Crawford estava certo quando escreveu:

"Deus, que em graça revelou a Sua inexprimibilidade, só podia revelar-Se por um Nome que forçosamente confundiria os gramáticos e filólogos deste mundo, na sua tradução. Foram os Judeus que melhor captaram a intenção Divina, quando, como nação, resolveram nem sequer pronunciar, sob que forma fosse, o Nome JEOVÁ. Se o Nome inefável não pode ser traduzido, disseram eles, permaneça não pronunciáveis.

E não nos esqueçamos que foi a eles que Ele se revelou como JHWH. Nunca se revelou aos Gentios dessa forma. Qualquer pretensão, pois, da nossa parte a esse respeito não tem qualquer fundamento Bíblico. Temos o apoio das Escrituras para o que acabámos de afirmar. O Espírito de Deus dá-nos o exemplo quanto ao caminho a tomar a este respeito quando agiu desta forma ao citar passagens do Velho Testamento no Novo. Nas passagens do Velho testamento onde o Nome Jeová (mais correctamente JHWH) ocorre e que são citadas no Novo Testamento - e há muitas citações - a palavra usada é a simples palavra «Senhor» (Gr. Kurios), que é quase invariavelmente usada; e o nome «Jeová» nunca surge em tais citações.

Pelo atrás exposto, é claro que O não devemos tratar por esse nome. Irreverência, existirá sim, da nossa parte, se o fizermos. O carácter e a natureza de tal nome levou os Judeus, e deve-nos levar a nós, a agir desta forma. Foi a profunda reverência que eles tinham pelo nome de Deus que os levou a actuar assim. Eles conheciam bem a Palavra de Deus em Êxo. 20.7:

«Não tomarás o nome do Senhor (Heb. JHWH) teu Deus em vão: porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o Seu nome em vão».

- C.R.S.

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário