É errado um crente orar pelo Espírito Santo?
«Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito …» Efésios 6.18
O apóstolo Paulo ensina-nos a orarmos no Espírito Santo. Na nossa experiência cristã temos ouvido muitas vezes pessoas orarem pelo Espírito Santo, isto é, pedirem que o Espírito Santo venha, desça. Ora, nós pensamos que isso hoje não faz sentido e é mesmo errado.
Duma outra terra distante veio um crente que pedia constantemente àquele servo de Deus que se deslocasse também à sua localidade. Dizia-lhe ele, “Oro todos os dias para que o irmão venha à minha terra pregar o evangelho àquela gente”.
O servo de Deus dizia-lhe sempre a mesma coisa, “Provavelmente não vou, pois é minha intenção, quando sair daqui, dirigir-me a um outro lugar que fica na direcção oposta”.
“Bem, vou continuar a orar para que venha à minha terra”, dizia-lhe o diligente e perseverante crente.
Com o passar do tempo tornou-se evidente que o servo de Deus estava impossibilitado de ir ao lugar que tencionava. A porta fechara-se e ele entendeu isso como uma indicação de Deus para ir à terra daquele crente que tanto orava para que isso sucedesse. E se assim entendeu, melhor o fez.
Logo que a tenda foi erigida, a primeira reunião a realizar-se foi um culto de oração com o fim de se pedir a bênção de Deus para a campanha evangelística que se seguiria. O primeiro a erguer-se para orar foi o crente que tinha orado muito pela vinda da tenda àquele lugar. Quando ele começou a orar, o leitor pensa que ele orou pela vinda da tenda àquela localidade? Não, claro que não! A tenda já lá estava. Em vez de orar pela tenda, orou na tenda; sim, ele orou na tenda para que o Senhor salvasse almas na sua terra. A nossa vida de oração deve ser orar no Espírito e não pelo Espírito, pois Ele já está em nós, ou, «Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?» (I Coríntios 3.16).



