Para onde é que os santos do reino irão no fim do reino milenar?

Para onde é que os santos do reino irão no fim do reino milenar, uma vez que a terra será queimada antes da criação da Nova Terra? Nós sabemos que o reino milenar terminará com a batalha culminante de Gog e Magogue (Apoc. 20:7-9). João vê então “um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram” (21:1), mas nenhuma menção é feita do local para onde vão os santos do reino enquanto “a terra, e as obras que nela há, se queimarão” (2 Ped. 3:10). Parece que não poderão ser acolhidos no céu, pois  também “os céus, em fogo se desfarão” (2 Ped. 3:12). A resposta a esta questão jaz, não no Livro do Apocalipse mas, na profecia de Isaías. Em Isaías 51:6, Isaías fala da dissolução da velha criação: “os céus desaparecerão como a fumaça, e a terra se envelhecerá como roupa ...”

Isaías depois continua a explicar exactamente como é que os santos do reino serão preservados enquanto os elementos da velha criação se dissolvem e a nova criação surge:

“E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra ...” (Isaías 51:16).

Este versículo é algumas vezes aplicado ao Senhor Jesus Cristo, e é verdade que as palavras de Deus estavam na Sua boca (Deut. 18:18; Isa. 50:4; João 17:8). Contudo, o Senhor Jesus não necessita de ser coberto com a sombra da mão de Deus enquanto a velha criação é destruída. O contexto em Isaías 51 tem antes a ver com “os resgatados do Senhor” (Isa. 51:11), de quem também é dito que Deus pôs as Suas palavras nas suas bocas (Isa. 59:21). É portanto aos resgatados de Israel que é dito estarem seguramente abrigados nas mãos de Deus naquele dia apocalíptico. A parte final do versículo é bem clara: “E ponho as minhas palavras na tua boca, e te cubro com a sombra da minha mão; para plantar os céus, e para fundar a terra, e para dizer a Sião: Tu és o meu povo”.  

Para os membros do Corpo de Cristo esta questão pode ser mais que um assunto de interesse meramente académico, pois apesar de reinarmos com Cristo nos celestiais durante o reino milenar, os céus também necessitarão de ser purificados com fogo na preparação da nova criação. Portanto podemos extrapolar deste versículo que nós também desfrutaremos do porto de abrigo temporário à sombra da Sua mão bendita.

 - Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário