A Senda da Graça (LXXVI)

A  Senda da Graça

CAPÍTULO 11

OBEDIÊNCIA À PALAVRA DE DEUS

"Deus quer que Lhe obedeçamos por amor e o amor não pode ser ordenado ou mandado.”

     Preguei recentemente numa igreja que tinha acabado de perder o seu pastor. Eles tinham muitas coisas boas que dizer dele. Ele era um grande ensinador da Bíblia e tinha uma família maravilhosa. O único queixume que ouvi repetidas vezes foi, “Ele não nos amava.” Quando pressionados para que explicassem, eles disseram, “Ele era um ditador” ou “ele estava sempre a dar ordens ou a colocar-nos debaixo da lei.” Em pouco tempo as pessoas cansaram-se das suas exigências.

     Agora, com toda a honestidade, como nunca conheci o homem não sei se estas observações eram verdadeiras ou não, mas tenho visto pastores que se encaixam perfeitamente nesta mesma descrição. Alguns pastores pensam que liderança espiritual é dar ordens e fazer ameaças. Na realidade, nada poderia ser mais distante da verdade. Cristo não ameaçava as pessoas com aniquilação cósmica se não O seguissem ou não fizessem o que Ele dizia estar certo.

     Deus quer que Lhe obedeçamos por amor e o amor não pode ser ordenado ou mandado. O amor é uma escolha. A manipulação e o controlo removem a capacidade de amar. Mas quando somos livres de escolher, também ficamos livres para obedecer por amor.

     Qualquer pai pode dizer-lhe que a obediência motivada pelo amor é um milhão de vezes melhor do que a obediência motivada pelo medo. Os nossos filhos podem obedecer-nos porque, comparados com eles, somos maiores, mais fortes e mais estridentes. Ou, podem obedecer-nos porque vêem o nosso amor por eles e, de modo retributivo, amam-nos e querem fazer o que nos agrada.


“O legalismo nunca pode produzir o tipo de obediência que agrada a Deus.”


     Mas antes de poderem escolher obedecer por amor, temos de lhes dar liberdade para fazerem essa escolha. Isso significa que temos de remover os outros tipos de motivação. O medo e sentimento de culpa não são bons motivadores porque não são produto do amor. O apóstolo Paulo enfatizou bem que sem amor as nossas acções não têm valor, quando escreveu,

     “Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria” (1 Coríntios 13:1-3).

     A obediência que não é motivada pelo amor é nada!

     O legalismo nunca pode produzir o tipo de obediência que agrada a Deus. Sob o legalismo a obediência das pessoas é forçada. Sob a graça a obediência é uma obra natural do poder do Espírito Santo no crente. A obediência legalista não tem nenhum verdadeiro poder. O melhor que se pode esperar do legalismo é uma extensão da energia da actividade da carne.

     Israel é um bom exemplo da obediência legalista fútil. Depois de deixarem o Egipto, os filhos de Israel dirigiram-se para o Monte Sinai, onde Deus deu a Lei de Moisés, que incluía os Dez Mandamentos.

 

Mais sobre A Senda da Graça: 

A Senda da Graça I
A Senda da Graça II
A Senda da Graça III
A Senda da Graça IV
A Senda da Graça V
A Senda da Graça VI
A Senda da Graça VII
A Senda da Graça VIII
A Senda da Graça IX
A Senda da Graça X
A Senda da Graça XI
A Senda da Graça XII
A Senda da Graça XIII
A Senda da Graça XIV
A Senda da Graça XV
A Senda da Graça XVI
A Senda do Cristão XVII
A Senda do Cristão XVIII
A Senda da Graça XIX
A Senda da Graça XX
A Senda da Graça XXI
A Senda da Graça XXII
A Senda da Graça XXIII
A Senda da Graça XXIV
A Senda da Graça XXV
A Senda da Graça XXVI
A Senda da Graça XXVII
A Senda da Graça XXVIII
A Senda da Graça XXIX
A Senda da Graça XXX
A Senda da Graça XXXI
A Senda da Graça XXXII
A Senda da Graça XXXIII
A Senda da Graça XXXIV
A Senda da Graça XXXV
A Senda da Graça XXXVI
A Senda da Graça XXXVII
A Senda da Graça XXXVIII
A Senda da Graça XXXIX
A Senda da Graça XL
A Senda da Graça XLI
A Senda da Graça XLII
A Senda da Graça XLIII
A Senda da Graça XLIV
A Senda da Graça XLV
A Senda da Graça XLVI
A Senda do Cristão XLVII
A Senda do Cristão XLVIII
A Senda da Graça XLIX
A Senda da Graça L
A Senda da Graça LI
A Senda da Graça LII
A Senda da Graça LIII
A Senda da Graça LIV
A Senda da Graça LV
A Senda da Graça LVI
A Senda da Graça LVII
A Senda da Graça LVIII
A Senda da Graça LIX
A Senda da Graça LX
A Senda da Graça LXI 
A Senda da Graça LXII
A Senda da Graça LXIII
A Senda da Graça LXIV
A Senda da Graça LXV
A Senda da Graça LXVI
A Senda da Graça LXVII
A Senda da Graça LXVIII
A Senda da Graça LXIX
A Senda da Graça LXX
A Senda da Graça LXXI
A Senda da Graça LXXII
A Senda da Graça LXXIII
A Senda da Graça LXXIV
A Senda da Graça LXXV
A Senda da Graça LXXVI
A Senda da Graça LXXVII

Sermões e Estudos

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Carlos Oliveira 05JUNI26
Em que consiste a tua vida?

Tema abordado por Carlos Oliveira em 05 de junho de 2026

Armando Santos 31MAI26
Laodiceia

Tema abordado por Armando Santos em 31 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário