A Senda da Graça (LXVI)

“Não estejais inquietos por coisa alguma: antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplicas, com acção de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus” (Filipenses 4:6,7).
A admoestação para não nos inquietarmos implica que há algo que nos inquieta. Há uma provação ou tribulação na nossa vida. Contudo, também há a promessa de paz para quando passamos pelo problema.
Alegria - Alegria é diferente de felicidade. A felicidade depende das nossas circunstâncias específicas, momento a momento. Quando as coisas vão bem, ficamos felizes. Quando as coisas não vão bem, perdemos a nossa felicidade. A alegria é diferente. A alegria é a mais profunda, mais intensa consciência de Deus e é outro dos dons da Sua graça que pode vir até nós em tempos de tribulação. O apóstolo Paulo orou pelo crescimento dos Colossenses para que fossem
“Corroborados [ou, fortalecidos] em toda a fortaleza, segundo a força da Sua glória, em toda a paciência [ou, resistência], e longanimidade [elevada paciência] com gozo; dando graças ao Pai …” (Colossemses 1:11-12).
Uma vez mais, palavras como “fortalecidos, resistência e elevada paciência” implicam que há algum problema por que o crente está a passar. Mas no meio do problema, o crente está com gozo, dando graças a Deus. O resultado é alegria.
“Paulo desejava as provas e tribulações, sabendo que elas produziriam o poder de Deus na sua vida.”
O processo necessário para a obtenção de alegria está dependente, e é resultado, de provas e aflições.
Amor, alegria e paz são “fruto do Espírito” (Gálatas 5:22) e como tal são dons de Deus dados pelo Espírito Santo. Eles são dons, apesar de termos visto que estas três virtudes estão relacionadas com problemas na nossa vida. A questão para nós agora é, “Quanto desejamos estas virtudes na nossa vida?” Desejamo-las o suficiente a ponto de desejarmos o processo necessário à sua produção? O apóstolo Paulo clamava,
“…De boa vontade pois me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo …” (2 Coríntios 12:9-10).
Paulo desejava as provas e tribulações, sabendo que elas produziriam o poder de Deus na sua vida. Sem o desejo de passar pelo processo, Paulo teria sido simplesmente outro Cristão lamuriento a queixar-se de todas as coisas injustas que lhe aconteceram.
DE ONDE É QUE VEM O DESEJO?
Talvez se sente na sua poltrona a dizer, “Mas eu não desejo passar pelas fraquezas, injúrias, necessidades, perseguições e angústias da vida. Eu sei que devia, e vejo a sua importância na recepção de muitas das bênçãos de Deus, mas simplesmente não quero passar pelo processo da obtenção do resultado.” Bem, bem-vindo à raça humana!
Mais sobre A Senda da Graça:
A Senda da Graça I
A Senda da Graça II
A Senda da Graça III
A Senda da Graça IV
A Senda da Graça V
A Senda da Graça VI
A Senda da Graça VII
A Senda da Graça VIII
A Senda da Graça IX
A Senda da Graça X
A Senda da Graça XI
A Senda da Graça XII
A Senda da Graça XIII
A Senda da Graça XIV
A Senda da Graça XV
A Senda da Graça XVI
A Senda do Cristão XVII
A Senda do Cristão XVIII
A Senda da Graça XIX
A Senda da Graça XX
A Senda da Graça XXI
A Senda da Graça XXII
A Senda da Graça XXIII
A Senda da Graça XXIV
A Senda da Graça XXV
A Senda da Graça XXVI
A Senda da Graça XXVII
A Senda da Graça XXVIII
A Senda da Graça XXIX
A Senda da Graça XXX
A Senda da Graça XXXI
A Senda da Graça XXXII
A Senda da Graça XXXIII
A Senda da Graça XXXIV
A Senda da Graça XXXV
A Senda da Graça XXXVI
A Senda da Graça XXXVII
A Senda da Graça XXXVIII
A Senda da Graça XXXIX
A Senda da Graça XL
A Senda da Graça XLI
A Senda da Graça XLII
A Senda da Graça XLIII
A Senda da Graça XLIV
A Senda da Graça XLV
A Senda da Graça XLVI
A Senda do Cristão XLVII
A Senda do Cristão XLVIII
A Senda da Graça XLIX
A Senda da Graça L
A Senda da Graça LI
A Senda da Graça LII
A Senda da Graça LIII
A Senda da Graça LIV
A Senda da Graça LV
A Senda da Graça LVI
A Senda da Graça LVII
A Senda da Graça LVIII
A Senda da Graça LIX
A Senda da Graça LX
A Senda da Graça LXI
A Senda da Graça LXII
A Senda da Graça LXIII
A Senda da Graça LXIV
A Senda da Graça LXV
A Senda da Graça LXVI
A Senda da Graça LXVII



