A Senda da Graça (LIV)

A  Senda da Graça

“Onde não há compreensão da Palavra não há razão para lhe obedecer.”

     Tenho uma notícia de última hora para todos os que pensam que não é importante – É IMPORTANTE! Se está na Palavra de Deus, é importante. De outro modo, não estaria na Bíblia! Pensar que não é importante é a evidência primária de que não temos uma compreensão da Palavra. É possível conhecer muita doutrina, e não ter qualquer compreensão da mesma.

     Onde não há compreensão da Palavra não há razão para lhe obedecer. A minha mulher e eu educámos três filhos. Como pais, sabemos quão crítico é que as crianças obedeçam por compreenderem a importância de o fazerem. Nós poderíamos ter forçado os nossos filhos a obedecer-nos, mas quando não estivéssemos por perto, provavelmente eles agiriam conforme os seus desejos.

     Quando os filhos compreendem verdadeiramente a importância ou o valor que está por detrás de uma acção, eles continuam a actuar em conformidade, mesmo quando os pais não estão presentes. O mesmo princípio é verdadeiro ao aplicarmos a nossa compreensão da Palavra às nossas vidas quotidianas. O Espírito Santo não nos forçará obedecer à Palavra Deus ou aos impulsos do Espírito. Está na altura de aplicarmos a compreensão que nos tem sido revelada espiritualmente.


Obtendo a Compreensão

     Nós já vimos que é responsabilidade do Espírito Santo dar-nos o entendimento da Palavra de Deus. Assim sendo, porque é que não temos compreensão automaticamente? A resposta é que a compreensão é um dom recebido pela fé semelhante à experiência da nossa salvação. A salvação é um dom gratuito da graça de Deus, recebido pela fé.


“Como Pai sábio, Deus sabe do que necessitamos, mas apesar disso quer que Lhe peçamos.”


     Pedir é uma parte importante do receber.

     “… nada tendes, porque não pedis [a Deus]” (Tiago 4:2).

     Como Pai sábio, Deus sabe do que necessitamos, mas apesar disso quer que Lhe peçamos. O poder de Deus pode fazer mais do que podemos imaginar,

     “Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, …” (Efésios 3:20).

     Notou que está implicado que Deus quer que peçamos?

     Nós fazemos os pedidos em oração. Orar para que o Espírito Santo revele o valor, relevância, importância e significado da Sua Palavra nas nossas vidas, pode ser algo que pedimos por nós mesmos e por outros. Paulo orava pelos crentes,

     “Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência [entendimento] espiritual” (Colossenses 1:9).

     Através da oração nós buscamos compreensão espiritual e expressamos a nossa fé na Palavra de Deus para dirigir correctamente as nossas vidas e as vidas daqueles por quem estamos a orar.

 

Mais sobre A Senda da Graça: 

A Senda da Graça I
A Senda da Graça II
A Senda da Graça III
A Senda da Graça IV
A Senda da Graça V
A Senda da Graça VI
A Senda da Graça VII
A Senda da Graça VIII
A Senda da Graça IX
A Senda da Graça X
A Senda da Graça XI
A Senda da Graça XII
A Senda da Graça XIII
A Senda da Graça XIV
A Senda da Graça XV
A Senda da Graça XVI
A Senda do Cristão XVII
A Senda do Cristão XVIII
A Senda da Graça XIX
A Senda da Graça XX
A Senda da Graça XXI
A Senda da Graça XXII
A Senda da Graça XXIII
A Senda da Graça XXIV
A Senda da Graça XXV
A Senda da Graça XXVI
A Senda da Graça XXVII
A Senda da Graça XXVIII
A Senda da Graça XXIX
A Senda da Graça XXX
A Senda da Graça XXXI
A Senda da Graça XXXII
A Senda da Graça XXXIII
A Senda da Graça XXXIV
A Senda da Graça XXXV
A Senda da Graça XXXVI
A Senda da Graça XXXVII
A Senda da Graça XXXVIII
A Senda da Graça XXXIX
A Senda da Graça XL
A Senda da Graça XLI
A Senda da Graça XLII
A Senda da Graça XLIII
A Senda da Graça XLIV
A Senda da Graça XLV
A Senda da Graça XLVI
A Senda do Cristão XLVII
A Senda do Cristão XLVIII
A Senda da Graça XLIX
A Senda da Graça L
A Senda da Graça LI
A Senda da Graça LII
A Senda da Graça LIII
A Senda da Graça LIV
A Senda da Graça LV

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário