Palmas da mão ou pulsos?
Muitas pinturas e esculturas de Jesus Cristo ressurreto retratam-No com sinais dos cravos nas palmas das Suas mãos. No entanto os relatos e testemunhos históricos mostram que os crucificados recebiam os cravos nos seus pulsos e esse facto é corroborado por análises feitas por entendidos que afirmam que a estrutura anatómica das palmas das mãos não suportaria o peso de um corpo suspenso por cravos introduzidos nas mesmas.
É claro que esta incongruência tem sido aproveitada pelos inimigos da Palavra de Deus para a procurarem desacreditar.
Mas será que a Bíblia não é fidedigna? Não há nada mais digno de confiança do que a Palavra de Deus. Qual, então, a explicação?
Muitos dos ataques às Escrituras devem-se a interpretações erradas feitas por muitos, particularmente pela Igreja Católica.
Por exemplo: os Católicos interpretam erradamente as palavras de Jesus acerca do pão da Ceia que ele instituiu, “Isto é o Meu corpo”, quando afirmam que o pão era mesmo o corpo do Senhor Jesus Cristo, que naquele instante o pão se convertia no “corpo de Cristo tão real e tão perfeito como está no Céu”. Chamam a isso transubstanciação – a transformação da substância.
Por causa deste seu erro já fomos acusados por ateus professos, quando os evangelizávamos, de ser antropófagos (aqueles que comem carne humana). Como dissemos aos nossos acusadores então, repetimos agora que tal acusação não nos serve de carapuça, pois nós sempre dissemos que o pão da ceia representa o corpo de Cristo, ou seja, é uma figura do mesmo, à semelhança das 7 vacas gordas do sonho de José, que apesar das Escrituras nos dizerem que “as sete vacas … são sete anos”, de facto, representam sete anos. Portanto, tal acusação faz todo o sentido aos Católicos, não a nós. O pão da ceia é, para nós, apenas uma figura do corpo. Na Ceia do Senhor nós comemos simplesmente pão; os Católicos, como eles mesmo dizem, recebem o Senhor, ou seja, de facto, comem-No.
Semelhantemente a igreja Católica, uma vez mais contrariando a verdade das Escrituras, tem tentado retratar, como fruto de mera imaginação, a Pessoa do Senhor Jesus Cristo. Decerto que o nosso Senhor não é semelhante à figura Hollywoodesca que apresentam e as marcas das Suas mãos não estão nas palmas das mesmas.
Como sabemos?
O conceito de mão, que também é o conceito bíblico, engloba basicamente 3 partes – carpo, (ou, pulso), metacarpo (ossos da palma da mão) e dedos.
Por vezes a Bíblia fala de mão, referindo-se a dedos – “E eis que uma mão me tocou …” (Dan. 10:10). O toque feito por uma mão faz-se normalmente com os dedos, não com o pulso ou com a palma da mão. Curiosamente a “palma da mão” é referida no mesmo versículo, revelando desse modo, o Espírito de Deus, que há diferença.
Outras vezes a Bíblia fala de mão, referindo-se a pulso – “… E caíram-lhe das mãos as cadeias”. É evidente que as cadeias eram colocadas nos pulsos, pois de outro modo aquelas escorregariam e não surtiriam o efeito desejado. Conferir com Atos 21:11.
E ainda há ocasiões em que a Bíblia fala de mão, referindo-se à palma da mesma. Nesses casos, normalmente, a expressão “palma da mão” é especificamente referida. (Conferir com Daniel 10:10; Isaías 49:16 e Apocalipse 7:9). Em Marcos 14:65 lemos que “… os servidores davam-Lhe bofetadas”, ou seja, batiam-Lhe com as palmas das mãos, pois as bofetadas são pancadas dadas na face com a mão aberta.
Perante o exposto, cremos que o Senhor terá recebido os cravos nos Seus pulsos, como era habitual, pois os pulsos são parte integrante das mãos. De outro modo, como acontece nos exemplos acima citados, as palmas das mãos teriam sido particularmente referidas – o que não acontece.
Portanto, entendamos corretamente as Escrituras:
“… traspassaram-Me as mãos (concretamente, pulsos1) e os pés” (Salmo 22:16).
“… Que feridas são essas nas Tuas mãos (concretamente, pulsos1)? …” (Zacarias 13:6).
“Vede as Minhas mãos (concretamente, pulsos1) e os Meus pés …” (Lucas 24:39).
“E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos (concretamente, pulsos1) e os pés” (Lucas 24:40).
“… mostrou-lhes as Suas mãos (concretamente, pulsos1) e o lado …” (João 20:20).
“… Se eu não vir o sinal dos cravos em suas mãos (concretamente, pulsos1) e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei” (João 20:25).
“Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as Minhas mãos (concretamente, pulsos1)” (João 20:27).
__________________________
1 Os pulsos são parte das mãos.
- CMO



