O Castigo Eterno (XIV)
2. A porção final dos ímpios.
a. É descrita assim: «os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do Seu poder» (2 Tes. 1.9). Ninguém, senão quem realmente conhece a Deus, pode estimar o que significará ser eternamente banido da presença do Senhor, ser separado para sempre da Fonte de todo o bem, nunca gozar da luz da face de Deus, nunca ser aquecido pelo brilho da Sua presença! Será o mais terrível de tudo. Isto tem paralelo com Mateus 25.41, «Apartai-vos de Mim, malditos».
c. A porção final dos ímpios é dita ser «tormento eterno» (Mat. 25.46). Isto revela que é algo que foi preparado para o diabo e seus anjos (Mat. 25.41). Quão terrível é o castigo que os ímpios terão que suportar. Se é para o diabo e seus anjos, quão insuportável será. Se são lançados no mesmo lugar do arqui-inimigo de Deus, quão terrível será tal lugar. Em Apo. 20.10 lemos que o diabo «de dia e de noite será atormentado para todo o sempre». Em Apo. 9.5,6 vemos tratar-se de um tormento assim: «E foi-lhes permitido, não que os matassem, mas que por cinco meses os atormentassem; e o seu tormento era semelhante ao tormento do escorpião quando fere o homem. E naqueles dias os homens buscarão a morte e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles». Uma coisa é certa: o tormento não será menor que o mais terrível sofrimento que possamos conceber.
d. A porção final dos ímpios é dita ser «a pena do fogo eterno» (Judas 7). Muitos dizem que o fogo é figurativo. Será? Como o sabem? Onde é que Deus diz isso na Sua palavra? Pessoalmente creio que quando Deus diz fogo é mesmo fogo. Avaliemos por comparação. O Dilúvio foi figurativo? E o fogo e enxofre sobre Sodoma e Gomorra? E as pragas sobre o Egipto? Será figurativo o fogo que fará arder a terra, fogo que queimará os seus elementos e os desfará? Claro que não. A Bíblia é literal, a menos que ela mesma diga que o que afirma é simbólico. O fogo literal no inferno não nos apresenta nenhuma dificuldade, pois os ímpios terão corpos físicos ali. Muitas vezes pergunta-se: Como podem os corpos dos perdidos serem atormentados eternamente por fogo eterno? O fogo não os consumiria? Mesmo que não fossemos capazes de responder a esta questão confiaríamos no que as Escrituras dizem. Em Êxodo 3 vemos a sarça arder sem se consumir. Em Daniel 3 os 3 Hebreus foram lançados na fornalha e não foram consumidos. De algum modo desconhecido para nós, Deus preservou a sarça e os corpos dos 3 rapazes. Será Deus incapaz de preservar os corpos dos condenados da consumação? Claro que não. Mas mais, Marcos 9.47-49 diz, «E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no Reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, ser lançado no fogo do inferno, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga. Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal». A expressão salgado com fogo confirma o que afirmámos. Assim, quando lemos que todos os que são lançados no Gehena serão salgados com fogo, significa que o fogo não destruirá, mas preservará. Alguém perguntará: mas como será isso? E nós respondemos: porque o fogo será preparado por Deus: «Então, dirá também aos que estiverem à Sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado (por Deus) para o diabo e seus anjos» (Mat. 25.41).
e. A porção final dos ímpios é descrita como uma associação com os mais vis dos vis. «Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte» (Apo. 21.8). Pesa bem esta linguagem. Podes ser uma pessoa de cultura, refinada. Os teus padrões de vida podem pautar-se pela moralidade; podes orgulhar-te da tua honestidade e veracidade; podes ser criterioso na escolha dos teus amigos e companheiros, evitando os profanos e vis; podes ser religioso; mas Deus diz que se morreres perdido a tua porção será com os tímidos, e os incrédulos, e os abomináveis, e os homicidas, e os fornicadores, e os feiticeiros, e os idólatras e todos os mentirosos. Pensa no que será passares a eternidade na Prisão do Universo com Caim, Faraó e Judas! Pensa o que será teres por companhia os mais vis Sodomitas! Pensa no que será estares para sempre ao lado dos mais perversos!
f. A porção final dos ímpios é descrita como «eternamente reservada a negrura das trevas» (Judas 13). Não mais esperança da mais ténue luz. A escuridão é atormentadora. O que será trevas para sempre, noite interminável?
g. A porção final dos ímpios é indefensável. «E quem cair sobre esta pedra despedaçar-se-á; e aquele sobre quem ela cair ficará reduzido a pó. Estará firme o teu coração?» (Mat. 21.44). «Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que Eu tratarei contigo? Eu, o SENHOR, o disse e o farei» (Eze. 22.14). Além do ímpio já não ter ninguém que lhe valha, ele próprio também nada poderá fazer para esboçar defesa.
Saibamos onde estas coisas estão escritas! Estão escritas na Palavra d’Aquele que é fiel, e por isso escreveu em linguagem clara, pelo que ninguém será enganado pelo que Ele diz. Significa também que não há exageros. Ele diz o que quer e quer dizer o que diz. Cuidado!



