Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (IV)

d. A nossa Adoção em Cristo
"Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
“Como também nos elegeu n’Ele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante d’Ele em amor;1
“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para Si mesmo, segundo o beneplácito de Sua vontade,
“Para louvor e glória da Sua graça, pela qual nos fez agradáveis a Si no Amado" (Efé. 1:3-6).
Que revelação!
Bem-aventurados agora com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais!
E não nos esqueçamos que a carta aos Efésios foi claramente dirigida aos Gentios na carne (3:1).
Como é que nós, pobres pecadores, temos recebido assim livre acesso a todas as riquezas do Pai?
Foi segundo as nossas obras, ou caráter, ou devoção? Não, foi "segundo o beneplácito de Sua vontade", … “como também nos elegeu n’Ele antes da fundação do mundo”.
Foi Seu próprio plano gracioso tornar-nos "santos e irrepreensíveis diante d’Ele EM AMOR E NOS PREDESTINOU PARA FILHOS DE ADOÇÃO POR JESUS CRISTO".
Mas como é que Ele poderia tornar-nos "santos e irrepreensíveis diante d’Ele" e dar-nos o lugar de "adoção?"
Há somente uma Resposta - "POR JESUS CRISTO"; e é eternamente "PARA LOUVOR E GLÓRIA DA SUA GRAÇA PELA QUAL NOS FEZ AGRADÁVEIS A SI NO AMADO".
Agora, é verdade que aqueles referidos aqui como tendo sido "adotados" eram na verdade estranhos e alienados, graciosamente recebidos na família de Deus; porém um exame cuidadoso da passagem revelará claramente que uma vez mais está aqui em causa mais do que se entende por adoção hoje em dia.
De acordo com esta passagem nós não fomos meramente salvos, mas também fomos aceites como filhos adultos em Cristo, recebendo um lugar à mão direita do Pai, com livre acesso a todas as riquezas do Pai nos lugares celestiais!
Que não poderíamos ter atingido por nós mesmos a plena filiação em situação avantajada em relação a Israel, é claro para qualquer pecador salvo. De facto, foi quando chegámos à consciência da nossa indignidade, e colocámos a nossa confiança em Cristo, o perfeito Filho de Deus, que Ele nos deu esta posição exaltada.
Assim, tanto quanto diz respeito à nossa posição, não há nenhum período de preparação ou disciplina. Deus não nos coloca primeiro "debaixo de tutores e curadores," até revelarmos que somos dignos de uma posição de filiação plena.
Sob a dispensação da lei Deus demonstrou a insuficiência do homem; Israel demonstrou quão inútil é os filhos de Adão tentarem. Hoje, sob a dispensação da graça Ele está a demonstrar toda a suficiência de Cristo; agora Deus está a demonstrar a Sua perfeita satisfação com aqueles que tomam o seu lugar "em Cristo".
Mas não avancemos mais com este pensamento até que tenhamos visto primeiro que a nossa "adoção", como a de Cristo, está vinculada à Sua ressurreição.
Para vermos exatamente o que aconteceu, temos de nos voltar para o segundo capítulo de Efésios, versículos 2 e 3, onde somos vistos ser "filhos da desobediência" e "filhos da ira".
"MAS DEUS, QUE É RIQUÍSSIMO EM MISERICÓRDIA, PELO SEU MUITO AMOR COM QUE NOS AMOU,
“ESTANDO NÓS AINDA MORTOS EM NOSSAS OFENSAS, NOS VIVIFICOU JUNTAMENTE COM CRISTO (PELA GRAÇA SOIS SALVOS),
“E NOS RESSUSCITOU JUNTAMENTE COM ELE E NOS FEZ ASSENTAR NOS LUGARES CELESTIAIS, EM CRISTO JESUS" (Efé. 2:4-6).
Que graça infinita!
Quanto acima da lei Ele nos coloca - e isso imediatamente, sem qualquer período de prova!
Mas isso não irá produzir uma vida descuidada?
NÃO!
Tal amor realizará o que a lei nunca poderia. Aqueles cujos corações foram ganhos pela Sua infinita graça agora ansiarão por servir o seu bendito Senhor. Deus atraiu-os para bem junto de Si em amor, tendo ocasionado uma compreensão mútua.
Isto a lei nunca poderia ter feito. Na verdade, o apóstolo diz claramente em Romanos 6:14: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça."
“PORQUE NÃO RECEBESTES O ESPÍRITO DE ESCRAVIDÃO PARA OUTRA VEZ ESTARDES EM TEMOR, MAS RECEBESTES O ESPÍRITO DE ADOÇÃO DE FILHOS, PELO QUAL CLAMAMOS: ABA, PAI” (Rom. 8:15).
Como já dissemos, esta é a posição que Deus nos deu em Cristo. Mas como a própria salvação, a realização dela é progressiva e também associada à ressurreição.
Como podemos desfrutar da filiação agora? Pela ressurreição, pois o versículo 11 deste mesmo capítulo de Romanos diz:
"E, SE O ESPÍRITO D’AQUELE QUE DOS MORTOS RESSUSCITOU A JESUS HABITA EM VÓS, AQUELE QUE DOS MORTOS RESSUSCITOU A CRISTO TAMBÉM VIVIFICARÁ OS VOSSOS CORPOS MORTAIS, PELO SEU ESPÍRITO QUE EM VÓS HABITA" (Rom. 8:11).
Muitas vezes, esta passagem é aplicada à futura ressurreição do corpo, mas acreditamos que se refere à experimentação da vida de ressurreição agora, pois o versículo seguinte continua a dizer,
“DE MANEIRA QUE, IRMÃOS, SOMOS DEVEDORES, NÃO À CARNE PARA VIVER SEGUNDO A CARNE”.
Por outras palavras, o Espírito daquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos vivificará os nossos corpos mortais para nos ajudar a viver a vida ressurreta - para andarmos em novidade de vida. Foi isto que Paulo quis dizer quando exclamou: "QUE EU POSSA CONHECÊ-LO, E AO PODER DA SUA RESSURREIÇÃO" (Fil. 3:10).
E um dia entraremos no pleno gozo da nossa posição! Quem sabe quão breve!
Mas até então nós, "que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo" (Rom. 8:23). Mas o dia abençoado virá! E mais uma vez será um momento de ressurreição! "… OS MORTOS RESSUSCITARÃO INCORRUPTÍVEIS, E NÓS SEREMOS TRANSFORMADOS. PORQUE CONVÉM QUE ISTO QUE É CORRUPTÍVEL SE REVISTA DA INCORRUPTIBILIDADE, E QUE ISTO QUE É MORTAL SE REVISTA DA IMORTALIDADE" (I Cor. 15: 52,53).
______________________________________________
1 Talvez a expressão "em amor" pertença à frase seguinte, uma vez que não há nenhuma pontuação no original.
- Cornelius R. Stam
(Continua)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (I)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (II)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (III)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (IV)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (V)



