Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (III)

C. O Senhor Jesus e a Adoção
Quando João Batista foi pregar no deserto, nós lemos:
"Então ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão;
“E ERAM POR ELE BATIZADOS NO RIO JORDÃO, CONFESSANDO OS SEUS PECADOS" (Mateus 3:5,6).
O batismo de João era um batismo de arrependimento para a remissão dos pecados. Nada poderia ser mais claro do que isso. Não havia nada de "não-essencial" ou de ”importância secundária" sobre ele. O batismo na água estava no coração da sua mensagem e ministério. Aqueles que duvidam disto devem considerar com cuidado e oração Marcos 1:4.
"APARECEU JOÃO BATIZANDO NO DESERTO, E PREGANDO O BATISMO DE ARREPENDIMENTO, PARA REMISSÃO DOS PECADOS".
Mas o que é isto?
“ENTÃO VEIO JESUS DA GALILEIA TER COM JOÃO JUNTO DO JORDÃO, PARA SER BATIZADO POR ELE” (Mat. 3:13).
Não é de admirar vermos que João “opunha-se-lhe”. Ele não tinha pecados a confessar. Porque havia Ele de ser "contado com os transgressores?"
E não é de admirar que Deus tenha rompido dos céus, após o batismo, dizendo, "ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO" (Mat. 3:17).
Certamente que o nosso bendito Senhor não precisava de esperar por qualquer processo de adoção para ser reconhecido como o Filho de Deus! Certamente se lhe poderia depositar confiança para trabalhar em harmonia com o Pai! Certamente que o Pai não correria qualquer risco exaltá-Lo imediatamente para a posição de filiação plena, com os seus respetivos direitos e privilégios!
É verdade, mas o nosso bendito Senhor tinha de vir resgatar outros do cativeiro, para que eles, pelos Seus méritos, pudessem receber o lugar de filiação. É por isso que Gálatas 4:4,5 diz: "Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, NASCIDO SOB A LEI, PARA REMIR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI, A FIM DE RECEBERMOS A ADOÇÃO DE FILHOS".
Sim, Ele também – por amor dos outros - foi colocado sob tutores e curadores até ao tempo determinado pelo Pai.
Ele teve que ser colocado na posição de uma criança, de servo - na posição de obediência - "NASCIDO SOB A LEI". Embora igual a Deus, ele havia deixado o lugar de igualdade para ir ao jardim e clamar “Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; TODAVIA, NÃO SEJA COMO EU QUERO, MAS COMO TU QUERES" (Mateus 26:39).
“AINDA QUE ERA FILHO, APRENDEU A OBEDIÊNCIA, POR AQUILO QUE PADECEU” (Heb. 5:8).
Não que Ele tivesse sido desobediente antes. Simplesmente não era uma questão de obediência, pois Ele era o Filho eterno, igual ao Pai, e em perfeita concórdia com Ele. Mas agora, por amor aos outros, Ele assumiu o lugar de sujeição para aprender a obediência.
Enquanto na terra Ele era o Filho amado de Deus, com certeza, mas a declaração de filiação plena ainda não podia ser feita. O processo da "adoção" não poderia ainda ocorrer.
É no Salmo segundo, no entanto, que lemos estas palavras significativas:
“RECITAREI O DECRETO: O SENHOR ME DISSE: TU ÉS MEU FILHO, EU HOJE TE GEREI” (Sal. 2:7).
Se o leitor perguntar: "Em que dia?" ou "Quando foi que o nosso Senhor declarou ser o Filho de Deus?", encontrará a resposta em Atos 13:33.
"E nós vos anunciamos que a promessa que foi feita aos pais, Deus a cumpriu, a nós, Seus filhos, RESSUSCITANDO A JESUS:
“Como também está escrito no salmo segundo: Meu filho és tu, HOJE te gerei".
Por isso, foi na ressurreição que o "decreto" foi feito e Cristo foi "declarado" ser o Filho de Deus, - "gerado" no sentido mais lato da palavra.
Isto concorda com o que encontramos no primeiro capítulo de Romanos, onde Paulo fala das boas notícias de Deus,
"Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,
“DECLARADO FILHO DE DEUS EM PODER, segundo o Espírito de santificação, PELA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS, - Jesus Cristo Nosso Senhor" (Rom. 1: 4).
Uma vez o procedimento de adoção concluído, ele subiu "acima de todo o principado, e poder, e potestade, e domínio" para assentar-se à destra de Deus - o lugar de favor, privilégio e honra.
- Cornelius R. Stam
(Continua)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (I)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (II)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (III)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (IV)
Significado bíblico de FILHOS POR ADOÇÃO (V)



