Como é que uma mulher é salva “dando à luz” (1 Timóteo 2:15)?
“Qual é o seu entendimento de uma mulher ser salva ‘dando à luz’ (1 Timóteo 2:15)?”
“Salvar-se-á, porém, dando à luz na fé, na caridade e na santificação.”
Quando Paulo diz que a mulher é salva “dando à luz”, de que é salva ela? Nos versículos anteriores ao 15, Paulo trata das mulheres precisarem de estar sujeitas aos seus maridos. Portanto, não é surpresa que a maioria das explicações se concentre nessa questão.
No entanto, acredito que precisamos de entender que, nesses versículos, Paulo não só falou sobre ela estar sujeita ao marido (a sua posição), mas também sobre a sua limitação em ensinar os homens (v. 12). Uma pessoa estar limitada a quem pode ensinar pode afetar a sua área de influência. Assim, a questão abordada por Paulo envolve não apenas a posição dela no lar, mas também a sua influência. Hoje vemos o enorme efeito que os ensinadores estão a ter no mundo; muito disso ultimamente não tem sido bom. O mundo vê incorretamente o apelo das Escrituras para que as mulheres não ensinem os homens como algo que remove a sua voz. Mas não é isso que Deus faz.
Parece-me que o versículo 15 é uma palavra de encorajamento em relação à mulher estar sujeita ao marido e à sua limitação no ensino. Qualquer que seja a explicação a que cheguemos, deverá enquadrar-se nesse critério; deve servir para edificar e encorajar a mulher sobre o seu papel e a sua influência.
Acredito que Paulo está a dizer que as mulheres serão salvas ao terem filhos porque, embora devam se submeter aos seus maridos e não possam ensinar os homens, são elas que “governam a casa” (1 Timóteo 5:14). Uma mulher piedosa de Provérbios 31 “olha pelo governo da sua casa” (v. 27), porque “toda a mulher sábia edifica a sua casa” (Provérbios 14:1).
Deus deu à mulher a posição de principal influência e ensinadora de crianças; por causa isso, ela tem voz. A sua posição e influência é salva “dando à luz” porque uma mãe pode sempre influenciar a geração seguinte de homens, ensinando a atual geração de crianças. A mulher não será deixada de lado, mas será capaz de influenciar o seu lar e o mundo. Ela ensina o mundo através dos seus filhos.
Por Don Hosfeld