A coluna e firmeza da Verdade

Costumes Bíblicos: AS COLUNAS DA VERDADE  

 

     “… [a] casa de Deus,… é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade” (1 Timóteo 3:15).

      A palavra “coluna” deveria lembrar a cada estudioso da Bíblia a coluna que Deus deu a Israel para os guiar através do deserto até à terra prometida (Neemias 9:12). Depois de o povo de Israel ter cruzado o Mar Vermelho, eles precisavam de um guia. Eles tinham sido escravos durante 400 anos e não tinham ideia de para onde estavam a ir! Não era como se Faraó deixasse os seus escravos tirar férias exploratórias. Então Deus teve que os guiar no seu caminho com a coluna, .

     Depois de Moisés ter escrito o Livro da Lei, porém, a coluna desapareceu. Claro! Agora eles tinham um Livro para os guiar a cada passo do caminho. Não importava para onde fossem na sua vida, eles tinham um Guia confiável para os ensinar a andar e agradar a Deus. E agora o Livro, o grande Livro, está concluído e reside na igreja local! Não é de admirar que Deus chame a igreja de coluna da verdade! O povo de Deus deveria seguir o Livro tão de perto quanto os Judeus seguiam a sua coluna. Quão achegado?

     … quando a nuvem se detinha… então, os filhos de Israel… não partiam… quando a nuvem… se alçava… então, partiam…” (Números 9:18-22 ).

     Quando a coluna se movia, eles moviam-se. Quando repousava, eles repousavam. Por outras palavras, eles não faziam nada sem o benefício da sua orientação. Isso parece uma boa maneira de seguir o Livro hoje? Amado, Deus deu-nos graciosamente um Guia que nos pode ajudar a navegar pelos caminhos mais traiçoeiros da vida. Aquele que dirige as estrelas (Jó 38:32) dignou-se guiar a vida do Seu povo. Que nunca abandonemos a Sua direção!

     Este grande Guia equipou-nos adicionalmente com um local de reunião para ouvirmos o Seu Livro ser ensinado. Se não houver nenhuma igreja perto de ti onde a Palavra de Deus seja bem manejada, corretamente dividida, seja ensinada com toda a clareza, continua a falar do Evangelho aos perdidos e a verdade paulina aos salvos. As pessoas com quem comunicas a orientação de Deus podem querer começar a reunir-se em tua casa para debater o assunto. E Deus tem uma palavra para tais reuniões – Ele chama-as de igreja (Romanos 16:5; 1 Coríntios 16:19; Colossenses 4:15; Filemom 1:2).

     Estas referências às igrejas que se reuniam em casas são especialmente significativas quando nos lembramos de quão pequenas eram as casas naquele tempo. Há uma razão pela qual o Senhor enviou os apóstolos para encontrar uma casa suficientemente grande para doze homens comerem a Páscoa (Marcos 14:12-16). Tais espaços não são tão incomuns hoje em dia, mas eram assim então! Assim, as alusões de Paulo às igrejas que se reuniam naqueles lares humildes dizem-nos que a menor das reuniões é uma igreja aos olhos de Deus, uma igreja que Ele terá prazer em chamar de Sua casa, a coluna e firmeza da verdade na tua comunidade.

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 18ABR25
Rir e felicidade

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de abril de 2025

Dario Botas 13ABR25
O justo cresce em entendimento

Tema abordado por Dário Botas em 13 de abril de 2025

Carlos Oliveira 11ABR25
O pecado como piada

Tema abordado por Carlos Oliveira em 11 de abril de 2025

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - Gálatas

Estudo realizado por David Gomes em 16 de abril de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário