De fé em fé
“Estou à procura do significado de 'de fé em fé' em Romanos 1.”
"Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus, de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.” (Romanos 1:16,17).
A razão porque Paulo não se envergonhava do Evangelho da salvação é que este revela a justiça de Deus. Isto é, o Evangelho de “Cristo morreu por nossos pecados” (1 Coríntios 15:1-4) revela como Deus não varre os nossos pecados injustamente para debaixo do tapete e nos esgueira pela porta dos fundos do Céu quando o diabo não está a olhar. Ele pode salvar-nos justamente porque o Seu Filho morreu para pagar pelos nossos pecados.
Então, quando cremos no Evangelho da salvação, Deus salva fielmente “todo aquele que invocar o nome do Senhor” (Romanos 10:13). Se te interrogas porque Ele tem que dizer isso, e porque Ele pode ser tentado a fazer o contrário, é por causa do tipo de pessoa que às vezes O invoca! Tu ou eu podemos ter dúvidas sobre como podem ter sido salvos homens como Saulo de Tarso ou Jeffrey Dahmer, o serial killer canibal que dizem ter crido no Evangelho antes de morrer. Mas Deus salva fielmente todos os que colocam a sua fé em Cristo.
E é assim que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação “de fé em fé”. A palavra "fé" pode significar “fidelidade”, como em Romanos 3:3. Portanto, Romanos 1:17 está a dizer que a salvação flui da fidelidade de Deus para salvar qualquer um que coloque a sua fé em Cristo - da Sua fé para a nossa fé. É assim que a “alma que não é reta” ou justa (Hab. 2:4) pode ser justificada (2 Coríntios 5:21), e então “o justo viverá”, terá a vida eterna -" pela sua fé.”
Por Ricky Kurth