Paulo está a dirigir-se a crentes ou a descrentes?
“Estou confuso! Em Filipenses 3:17-20, Paulo está a dirigir-se a crentes ou a incrédulos?”
“17 Sede, também, meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.
“18 Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo,
“19 Cujo fim é a perdição, cujo Deus é o ventre, e cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas.
“20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo”
Paulo está a dirigir-se a ambos os grupos! No versículo 17, o apóstolo começa por encorajar aqueles em Filipos que tinham sido salvos e seguiam os seus ensinamentos e modo de vida. Observe, no entanto, que ele faz uma deriva nos versículos 18 e 19 para adicionar um pensamento parentético. A razão pela qual o apóstolo faz uma pausa momentânea aqui é para indicar que havia muitos que afirmavam ser Cristãos, provavelmente por algum tipo de ganho pessoal, mas ele denuncia-os claramente como inimigos da cruz de Cristo. Eles viviam para satisfazer os desejos da carne. O deus deles era a comida, a bebida e o sexo, gloriando-se na sua vergonha. Eles tinham sido consumidos por possessões terrenas, que os cegavam para a necessidade do Salvador. Como resultado, o seu “fim é a perdição!” Certamente que isso não poderia ser dito do crente. Depois que Paulo completar o parênteses, ele retoma a sua linha de pensamento inicial, confirmando a nossa esperança celestial com os santos de Filipos: “Mas a nossa cidade está nos céus…”
por Paul M. Sadler