Como Cristo foi partido por nós?
“Como é que o Senhor podia dizer que Seu corpo foi partido por nós se outros versículos dizem que nenhum dos Seus ossos foi partido?”
Falando do pão que o Senhor partiu na última ceia (1 Coríntios 11:23), Paulo disse:
“E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei: isto é o Meu corpo, que é partido por vós; fazei isto em memória de Mim.” (v. 24)
Quando o Senhor partiu o pão para os apóstolos compartilharem, Ele usou o pão partido para ilustrar como o Seu corpo seria partido por eles na cruz. Todavia, falando dos soldados que O crucificaram, João disse:
“Mas, vindo a Jesus, e vendo-o já morto, não Lhe quebraram as pernas… para que se cumprisse a Escritura, que diz: Nenhum dos Seus ossos será quebrado.” (João 19:33,36).
João estava a citar o Salmo 34:20. Também sabemos que a cruz era um antítipo da Páscoa (1 Cor. 5:7), e falando do cordeiro pascal, Deus disse a Moisés,“não quebrarão osso algum” (Ex. 12:46 cf. Num . 9:12). Então, como é que o Senhor pode dizer que Seu corpo foi partido por nós?
Bem, um corpo pode ser, ou estar, partido sem estar partido nenhum osso. Nenhum dos ossos de Jó foi partido, mas ele falou de como “[Deus] me quebranta [ou quebra, Versão inglesa King James e espanhola Reina Valera] com uma tempestade, e multiplica as minhas chagas sem causa.” (Jó 9:17 cf. 16:14), uma fratura que incluiu o rompimento da sua pele (7:5). Outros versículos falam da quebra dos dentes de um corpo sem os partir literalmente (Sl 3:7; Pr. 25:19; Lm 3:16; Sl 58:6), o coração (Ecl. 12:6) e outras partes (Lev. 21:20). O “sangue e água” que fluíram do lado perfurado do Senhor indicam que Seu coração foi partido, pois o coração repousa num saco salino. Portanto, não há contradição entre João 19:36 e 1 Coríntios 11:24.
por Ricky Kurth