Cristo sofreu no Inferno?

A resposta simples a esta questão é não.
Este ensino erróneo diz o seguinte: após a Sua crucificação, o corpo do Senhor foi colocado num sepulcro e o Seu espírito foi para o Inferno onde Ele sofreu todos os tormentos do mesmo que nós teríamos sofrido. Porém, Satanás, a morte e o Inferno não puderam retê-lo. Atos 2:24-27 é usado para apoiar esta posição: “Ao Qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque d’Ele disse Davi ... por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou ... Pois não deixarás a Minha alma no Inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja a corrupção”. É ensinado que, porque Cristo não merecia punição, o Senhor foi ressuscitado do Inferno e da sepultura pelo poder de Deus. Alguns vão até mesmo ao ponto de dizer que se tem que crer que Cristo sofreu no Inferno para ser salvo.
Esta doutrina é perigosa. Na verdade, é um ataque à Cruz de Cristo. A palavra “Inferno” em Atos 2:27 é traduzida da palavra grega Hades. O Hades está no centro da terra. No momento da morte de Cristo, este tinha dois compartimentos: o seio de Abraão e o lugar do tormento. Vemos isso no relato do homem rico e Lázaro em Lucas 16:19-31. Depois que eles morreram, Lázaro foi para o paraíso no seio de Abraão (v. 22). O homem rico foi para “o Inferno [Hades] ... estando em tormentos” (v. 23).
Cristo sofreu totalmente o julgamento de Deus contra os nossos pecados na Sua cruz durante as três horas de escuridão em toda a Terra (Lucas 23:44). Ao fazê-lo, Cristo experimentou as realidades do Inferno na Cruz: a separação do Pai, as trevas, o tormento, a sede e o fogo da ira de Deus contra o pecado. Ele foi o nosso bendito Substituto na Cruz; Ele pagou a pena do pecado por nós e recebeu a ira de Deus em nosso lugar. Quando Cristo clamou: “Está consumado” (João 19:30), Ele quis dizer que o pagamento pelo pecado estava completo e pago integralmente. Dizer que Cristo também necessitou de sofrer a pena pelo pecado no Inferno por três dias e três noites é ensinar o contrário.
Durante três dias e três noites o nosso Senhor esteve no centro da Terra (Mt 12:40). Nós sabemos para onde foi a Sua alma depois de morrer, pois Ele disse ao malfeitor crente que estava ao Seu lado, na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). Quando morreu Ele não foi para o Inferno. Ele não sofreu em tormento no Hades. O Seu espírito desceu à seção paradisíaca do Hades, para onde o espírito do malfeitor arrependido também foi. Três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos, triunfante sobre o pecado e a morte!
- Kevin Sadler



