Cristo sofreu no Inferno?

Kevin Sadler

 

     A resposta simples a esta questão é não.

     Este ensino erróneo diz o seguinte: após a Sua crucificação, o corpo do Senhor foi colocado num sepulcro e o Seu espírito foi para o Inferno onde Ele sofreu todos os tormentos do mesmo que nós teríamos sofrido. Porém, Satanás, a morte e o Inferno não puderam retê-lo. Atos 2:24-27 é usado para apoiar esta posição: “Ao Qual Deus ressuscitou, soltas as ânsias da morte, pois não era possível que fosse retido por ela. Porque d’Ele disse Davi ... por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou ... Pois não deixarás a Minha alma no Inferno, nem permitirás que o Teu Santo veja a corrupção”. É ensinado que, porque Cristo não merecia punição, o Senhor foi ressuscitado do Inferno e da sepultura pelo poder de Deus. Alguns vão até mesmo ao ponto de dizer que se tem que crer que Cristo sofreu no Inferno para ser salvo.

     Esta doutrina é perigosa. Na verdade, é um ataque à Cruz de Cristo. A palavra “Inferno” em Atos 2:27 é traduzida da palavra grega Hades. O Hades está no centro da terra. No momento da morte de Cristo, este tinha dois compartimentos: o seio de Abraão e o lugar do tormento. Vemos isso no relato do homem rico e Lázaro em Lucas 16:19-31. Depois que eles morreram, Lázaro foi para o paraíso no seio de Abraão (v. 22). O homem rico foi para “o Inferno [Hades] ... estando em tormentos” (v. 23).

     Cristo sofreu totalmente o julgamento de Deus contra os nossos pecados na Sua cruz durante as três horas de escuridão em toda a Terra (Lucas 23:44). Ao fazê-lo, Cristo experimentou as realidades do Inferno na Cruz: a separação do Pai, as trevas, o tormento, a sede e o fogo da ira de Deus contra o pecado. Ele foi o nosso bendito Substituto na Cruz; Ele pagou a pena do pecado por nós e recebeu a ira de Deus em nosso lugar. Quando Cristo clamou: “Está consumado” (João 19:30), Ele quis dizer que o pagamento pelo pecado estava completo e pago integralmente. Dizer que Cristo também necessitou de sofrer a pena pelo pecado no Inferno por três dias e três noites é ensinar o contrário.

     Durante três dias e três noites o nosso Senhor esteve no centro da Terra (Mt 12:40). Nós sabemos para onde foi a Sua alma depois de morrer, pois Ele disse ao malfeitor crente que estava ao Seu lado, na cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). Quando morreu Ele não foi para o Inferno. Ele não sofreu em tormento no Hades. O Seu espírito desceu à seção paradisíaca do Hades, para onde o espírito do malfeitor arrependido também foi. Três dias depois, Ele ressuscitou dos mortos, triunfante sobre o pecado e a morte!

- Kevin Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Simões 26OUT25
Fidelidade

Tema abordado por Carlos Simões em 26 de outubro de 2025

Carlos Oliveira 24OUT25
Porque não sou religioso

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de outubro de 2025

Lucas Quental 19OUT25
A nossa ligação

Tema abordado por Lucas Quental em 19 de outubro de 2025

Estudo Bíblico
1 Timóteo 2:8

Estudo realizado em 22 de Outubro de 2025

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário