Espírito, Alma e Corpo - NÃO, Corpo, Alma e Espírito

Resultado de imagem para espírito alma e corpo

 

     "… divisão da alma e do espírito …” (Heb. 4:12)

     Quando a Bíblia fala do homem no seu ser tripartido, a ordem é sempre espírito, e alma, e corpo (Cf. 1 Tes. 5:23). Quando os homens usam estes termos juntos, a ordem, quase sempre, é invariavelmente trocada, a saber, corpo, alma e espírito. O pecado inverteu a ordem de Deus. Agora o homem coloca o corpo em primeiro lugar, depois a alma e deixa para o fim de tudo o espírito.

     As duas partes não materiais do ser humano são o seu espírito e a sua alma. O espírito permite que ele tenha comunhão com Deus. A alma tem a ver com as suas emoções e paixões. Embora não seja possível distinguir o espírito e a alma nos mínimos detalhes, podemos e devemos aprender a distinguir entre o que é espiritual e o que é anímico, psíquico.

      O que, então, é espiritual? A pregação que exalta a Cristo. A oração a Deus através do Senhor Jesus Cristo no poder do Espírito Santo. O serviço que é motivado pelo amor ao Senhor e é capacitado pelo Espírito. A adoração que é em espírito e verdade.

     E o que é o anímico, psíquico? A pregação que chama a atenção para o homem, para sua oratória, presença dominante ou sagacidade. As orações mecânicas sem envolvimento real do coração, mas destinadas a impressionar os outros. O serviço egoísta, realizado por recompensa monetária ou empregando métodos carnais. A adoração que gira em torno de ajudas materiais visíveis, e não das realidades espirituais invisíveis.

     O que a Igreja de Deus tem com edifícios consagrados, vitrais, vestes eclesiásticas, títulos honoríficos, velas, incenso e todas essas armadilhas? Ou, ainda, o que a Igreja tem a ver com os esforços promocionais da Madison Avenue, com levantamento de fundos para emprego, com artifícios evangelísticos, cultos de personalidade, com espetáculos musicais?

     A publicidade vista nas revistas cristãs médias é suficiente para mostrar como nos tornamos anímicos, psíquicos.

     Paulo traça uma distinção entre o serviço que é ouro, prata, pedras preciosas e aquilo que é madeira, feno e palha (1 Cor. 3:12). Tudo o que é espiritual resistirá ao fogo do juízo penetrante de Deus. Tudo o que é anímico, psíquico, irá arder.

- William MacDonald

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 24ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário