Mais sobre comer sangue

"Num artigo anterior afirmou que hoje não há problema algum em se comer sangue. E quanto a Atos 15: 20,29?"
Quando Paulo começou a pregar que os Gentios não precisavam de ser circuncidados nem de guardar a lei de Moisés para serem salvos, os líderes da igreja hebraica do reino foram convocados em Jerusalém para considerar o assunto (Atos 15:1-6). Quando Paulo escreveu mais tarde que "subiu ... a Jerusalém" para participar neste conselho "por revelação" (Gálatas 2:1,2), isso significava que o Senhor revelou-lhe que deveria procurar respeitosamente a aprovação do seu novo ministério por parte dos líderes da igreja hebraica do reino. Graças ao testemunho de Pedro sobre a sua experiência com os Gentios (Atos 15:7-11), Tiago deu essa aprovação, dizendo:
"Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os Gentios, que se convertem a Deus" (Atos 15:19).
Porém, acrescentou:
"Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue" (v. 20).
Tiago percebeu a graça que foi dada a Paulo (Gálatas 2:9), e reconheceu que os novos convertidos Gentios não estavam sob a lei. Mas ele não estava certo do que é que envolvia não estar sob a lei! Como deve saber, os detalhes da revelação do mistério não lhe foram dados a ele, mas a Paulo. E assim, quando Tiago percebeu, à semelhança de Pedro, que não podia resistir a esta nova revelação de Deus em aceitar os Gentios (cf. Atos 11:17), ele ordenou que, apesar de os Gentios não estarem debaixo da lei, deveriam pelo menos abster-se de coisas que os membros da igreja hebraica do reino achavam ofensivas.
Todavia nós sabemos que Tiago não estava em posição de determinar a política de Deus no Corpo de Cristo, pois Paulo mais tarde reverteu a diretriz do conselho de Jerusalém de que os Gentios se deveriam abster “das coisas sacrificadas aos ídolos" (Atos 15:29, 1 Coríntios 8:1-6; 10:23-27). Quando Paulo ensinou que "toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar" quando se trata da abstinência das carnes (1 Timóteo 4:3,4), é claro que a instrução do conselho de que os Gentios se deviam abster de comer "do que é sufocado e do sangue" não seria vinculativo para os Gentios.
Lembremo-nos que apesar de sermos livres para usufruir de uma cabidela ou de outros pratos de sangue, Paulo deixa claro que não devemos saboreá-los na presença de alguém que seja fraco na fé quando se trata de entender coisas como esta (Rom 14:1, 1 Cor. 8:7-13; 10:28-33).
- Ricky Kurth
Artigo relacionado:
Deus indignar-Se-á se comermos sangue?
.



