O Apóstolo Paulo e os Filhos de Adão (III)

Cornelius R. StamIncredulidade e Obstinação

     Tal como a fé é mãe da obediência, então a incredulidade é a mãe da desobediência e obstinação.

     Caim poderia ter-se aproximado de Deus, pelo caminho que Deus tinha-lhes instruído, tal como fez o seu irmão Abel. Se ele o tivesse feito, tal como Abel, a sua oferta também teria sido aceite por Deus e ele teria alcançado o “testemunho de que era justo.”

     Foi despropositado, mas de alguma forma já o esperado, que quando a sua oferta não foi aceite, “irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante” (Génesis 4:5). Com grande é a graça de Deus, para Deus argumentar com ele, como Ele fez.

     “E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.” (Génesis 4:6-7)

A inconsistência da descrença

     Mas Caim foi inflexível. Tinha sido ferido no seu orgulho. E foi assim que um dia “estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou” (Génesis 4:8).

     Pensemos agora na inconsistência deste acto brutal. O homem que tinha sido sensível e refinado a tal ponto de não trazer a Deus um animal morto por sacrifício pelos seus pecados, agora não era assim tão sensível e refinado, pois tinha acabado de matar o seu próprio irmão.

     Como resultado desta sua obstinação brutal Caim foi expulso da presença de Deus, tornando-se um fugitivo e um vagabundo nesta terra. Chorando como um condenado ele afirma: “É maior a minha maldade que a que possa ser perdoada” (Génesis 4:13).

- Cornelius R. Stam
(Continua) 

Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário