Dispensacionalismo (III)
II. O Século das Nações (Dispensação da Consciência)
A. Vontade de Deus: Deus dispensava consciência, o que indica que o homem tinha chegado a um conhecimento do bem e do mal. Consciência significa conhecer.
1. Adão e Eva souberam que estavam nus depois de terem desobedecido a Deus (Gn 3:7).
2. A primeira civilização foi estabelecida (Gn 4:16-24).
B. Responsabilidade humana: Agora que a consciência governaria o homem, Deus exigiu que eles fizessem o bem e se abstivessem de todas as formas do mal (Gn 3:22).
1. Deus ordenou a Caim e Abel que trouxessem um sacrifício de sangue a fim de serem aceites por Ele (Gn 4:1-4).
2. Deus requereu fé (Heb. 11:4).
C. Fracasso do homem: Caim desobedeceu a Deus e num ataque de fúria assassinou o seu irmão Abel (Gn 4:5-15).
1. A poligamia daqueles dias era desobediência direta ao mandamento de Deus para que o casamento fosse entre um homem e uma mulher (Gn 2:24; Mat. 19:5,6; cf. Gn 4:19).
2. Violência encheu a terra porque os homens recusaram-se a prestar atenção à sua consciência (Gn 6:13).
D. Juízo de Deus: O dilúvio universal nos dias de Noé (Gn 6:17).
Ao crente hoje, é claro, não é requerido oferecer sacrifícios de sangue, nem construir uma arca. Todos, no entanto, têm uma consciência e sabem interiormente a diferença básica entre o certo e o errado (Rom. 2:14,15).
Paul Sadler
(Continua)
Dispensacionalismo (I)
Dispensacionalismo (II)
Dispensacionalismo (III)
Dispensacionalismo (IV)
Dispensacionalismo (V)
Dispensacionalismo (VI)
Dispensacionalismo (VII)
Dispensacionalismo (VIII)
Dispensacionalismo (IX)
Dispensacionalismo (X)
Dispensacionalismo (XI)
Dispensacionalismo (XII)
Dispensacionalismo (XIIII)
Dispensacionalismo (XIV)
Dispensacionalismo (XV)



