Línguas, Sinais e Visões não são ordens de Deus para hoje (V)

Estudo da Bíblia

Os Dons Sinais São Removidos

     Eu li, há anos atrás, num dos comentários do Dr. Scofield: "Os Dons Sinais foram removidos".
 
    Eu disse:

     "Mas Dr.Scofield, onde é que na Bíblia isso é afirmado?"

     Os incrédulos perguntam frequentemente: "Onde é que está escrito na Bíblia que Cristo é divino?" Porém o Cristão espiritual que conhece a sua Bíblia encontra provas da sua divindade em toda a parte, de Génesis a Apocalipse.

     Nós já dissemos que "línguas como de fogo" e o "som de um vento veemente e impetuoso" faltaram quando Deus deu o Espírito aos primeiros Gentios convertidos.

     Vamos notar agora, que o coro dos anjos louvando a Deus na época do nascimento do Bebé em Belém foi ouvido somente uma vez, e só por um grupo selecto de pastores.

     A estrela que guiou os Magos do oriente até o Recém-nascido, serviu somente para uma viagem, e somente para alguns selectos.
Quando os israelitas entraram em Canaã as muralhas da primeira cidade caíram pelo poder milagroso, sem o auxílio da espada, mas este modo de conquista cessou ali.

     Nós já vimos os propósitos dos sinais e maravilhas operados por Cristo e os Seus discípulos na época dos Evangelhos, e dos apóstolos no período do Livro de Actos.

     Como os propósitos destes sinais foram alcançados, porque devemos esperar que continuassem?

     Quando os apóstolos estavam a fazer "sinais e maravilhas" no período do Livro dos Actos para os propósitos mencionados em Rm.15:18-19 e Hb.2:3-4, os dons de sinais soberanos do Espírito mencionados em I Coríntios 12, estiveram operantes entre alguns dos membros do Seu Corpo, a Igreja.

     Em contraste com os dons de sinais de I Coríntios 12, limitado a uma porção dos crentes e operante apenas durante o período do Livro dos Actos, vamos observar que os dons que não eram sinais em Ef.4:10-11, foram dados com o propósito de aperfeiçoar todos os santos para a obra do ministério para a edificação do Corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito (Ef.4:12-13).

     Em ligação com o que foi anteriormente escrito, como é convincente e definitiva esta última prova de que os dons que não eram sinais, e não os dons de sinais, acompanham a continuação do desdobramento dos propósitos de Deus na actual dispensação! Todas as provas de maneira alguma são implícitas. Alguns dizem que o facto dos "dons sinais" terem sido dados à Igreja é uma evidência "prima-facie" (que se pode verificar de pronto, sem ser preciso maior exame) que ainda estão aqui, embora dormentes, por falta de fé. Este argumento cai por terra logo que se estude I Coríntios 12, 13 e 14. Os apóstolos foram um dom para a Igreja (I Co.12:28), mas cessaram logo. O profeta do Novo Testamento era um dom para a Igreja (I Co.12:28) com o propósito definitivo de dar mensagens divinamente inspiradas até a Palavra escrita estar completa. Na mesma hora que os profetas foram dados à Igreja, foi afirmado que as suas profecias seriam aniquiladas (I Co. 13:8). Eles realizaram o seu propósito e cessaram logo. Nenhum deles foi sequer incorporado como tal na Palavra escrita. Nesta ligação, também foi escrito: "havendo línguas, cessarão" (I Co.13:8). A "ciência" que foi dada como um dom especial a alguns na Igreja (I Co.12:8) por um curto período até a Palavra ficar completa, cessou (I Co.13:8).
.

 

A. E. Bishop
(Continua)

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 15MAI26
Comer e ficar com fome

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
A moeda de maior valor

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3,4

Estudo realizado em 13 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário