Sujeitai-vos às vossas autoridades

ricky_kurth1.jpg     “…que se sujeitem aos principados e potestades, que lhes obedeçam  …” (Tito 3:1).

     Quem são estes "principados e potestades", a quem temos de nos submeter? Bem, sabemos que há diferentes tipos de principados e potestades, já que em Efésios 6:12, somos instruídos a "combater" contra eles, enquanto que aqui somos instruídos a sermos-lhes sujeitos! Efésios, é claro, fala das hostes demoníacas invisíveis, "os príncipes das trevas deste século", que combatem connosco quando proclamamos a Palavra de Deus. Porém, Tito 3:1 fala dos governantes humanos deste mundo, os "magistrados" no governo a quem Deus diz que devemos ser sujeitos (Romanos 13:1-7).

     Não se pensaria que fosse necessário dizer isto aos Cristãos, mas visto que aprendemos que já somos cidadãos do céu (Fp 3:20), seria fácil pensar-se que isso negaria de alguma forma as responsabilidades da nossa cidadania terrena. Porém lembre-se que apesar de em Cristo não haver "servo nem livre" (Gl 3:28), Paulo ainda diz que os servos devem se sujeitar "a seus senhores" (Tito 2:9). Embora em Cristo também não haja "macho nem fêmea" (Gl 3:28), Paulo ainda diz às esposas: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos" (Ef 5:22). E apesar de em Cristo já sermos cidadãos do céu, ainda temos de nos sujeitar aos magistrados.

     Salomão advertiu: "Teme ao Senhor, filho meu, e ao rei, e não te entremetas com os que buscam mudanças" (Pv 24:21). Isto não se refere à votação em eleições, votando contra homens que detêm cargos públicos, mas antes ao envolvimento em actividades subversivas contra o governo. Deus disse que os mansos em Israel herdarão a terra (Mateus 5:5), e por isso Ele planeia corrigir todos os governos da Terra para eles antes do estabelecimento do Seu reino (Ap 11.15). Contudo este mundo não é a nossa herança; estamos "apenas de passagem", e por isso corrigir os seus governos não é a nossa luta.

     Um exemplo do passado de Israel pode servir para ilustrar isto. Quando o povo de Israel estava a atravessar o deserto rumo à Terra Prometida, Edom recusou-se deixá-los passar pelas suas terras (Nm 20:14-22). Porque é que Israel não lutou, quando mais tarde combateram os que lhes resistiram em Canaã? Porque Deus intuíra-os a "não se entremeterem com eles", já que Edom não era sua herança (Deut. 2:1-5) - eles estavam apenas de passagem! Exactamente do mesmo modo, este mundo não é a nossa herança, e por isso não nos devemos entremeter “com os que buscam mudanças" nos seus governos. Somos chamados a combater “a boa milícia da fé” (I Timóteo 6:12.), E "ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra" (II Tm. 2:4).
Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Carlos Oliveira 15MAI26
Comer e ficar com fome

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3,4

Estudo realizado em 13 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário