O Evangelho de Paulo: A Resposta Ignorada para as Seitas (VI)

Cuidado com as Seitas

     II Timóteo 2:15 instrui-nos "a manejar bem" (correctamente) a Palavra. Num sentido abrangente isto significa manobrar a Palavra com exactidão. Mas a palavra Grega usada aqui: "orthotomeo", literalmente significa "cortar como se corta uma vítima no sacrifício"! Deus estabeleceu divisões nas Escrituras que devemos reconhecer. Certamente, enquanto que "toda a Escritura é divinamente inspirada e proveitosa" (II Tm.3:16), nem tudo nas Escrituras é para ou sobre o Corpo de Cristo. 


     As palavras de Coverdale deveriam estar escritas na Bíblia de todos os crentes: "Ajudá-lo-á muito a entender as Escrituras se marcar não apenas o que é falado ou escrito, mas de quem e para quem, com que palavras, em que época, onde, com que intenção, em que circunstâncias, e se considerar o que aconteceu antes e o que se segue depois."

     A resposta ignorada para as seitas? O Evangelho de Paulo!

     A verdade ignorada pela igreja? O Evangelho de Paulo!

     A minha oração é que este estudo o incentive a estudar a Palavra minuciosamente e a tornar-se como os Bereanos (Actos 17:11). Também é minha oração que quando comunicar Cristo aos perdidos nas trevas das seitas, seja um "obreiro que não tem de que se envergonhar" (II Tm.2:15).

     "Ora, Àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu Evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto... ao único Deus, sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém!" (Rm.16:25, 27).

Paul S. Dodenhoff

Sermões e Estudos

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Carlos Oliveira 15MAI26
Comer e ficar com fome

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Carlos Oliveira 08MAI26
Tudo aponta para Jesus Cristo

Tema abordado por Paulo Ferreira em 10 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3,4

Estudo realizado em 13 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário