O Relógio Divino dos Séculos (XII)

LIÇÃO IV

relog3.jpg    O PECADO E MORTE ENTRAM: O bater das TRÊS horas anuncia o facto que "por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram", Rom. 5.12. Este versículo ensina-nos que Adão e Eva foram os únicos seres humanos que se tornaram pecadores por pecar. Todos os seus descendentes têm herdado uma natureza pecaminosa e cometem actos pecaminosos porque são pecadores. Não há nenhuma base para a ideia que toda a alma que nasce no mundo, vem sem mancha e pura das mãos de Deus, como uma criação separada e nova, e por isso tendo as mesmas potencialidades para o bem que residiam em Adão quando ele foi criado. A raça humana é uma unidade e foi criada, com Adão como sua cabeça potencial; por isso lemos: "todos morrem em Adão", 1 Cor.15.22. O reino universal da morte só pode ser explicado pelo facto da universalidade do pecado, e por sua vez pode ser explanado na base que Adão era a cabeça da raça. E como tal, transmitiu uma natureza pecaminosa a toda a sua posteridade.

     O relato da queda de Adão está expresso em Gén.3.1-7. É fácil ver porque é que Satanás tentou o homem a pecar, embora não seja tão evidente, o porquê de Deus permitir que Satanás actuasse assim. Sem dúvida que quando Satanás viu Adão, uma criatura que lhe era muito inferior possuindo o que uma vez tinha sido seu, ficou irado e ciumento, e porque tinha aspirações a reconquistar o domínio sobre a terra e a tornar-se semelhante ao próprio Deus, tentou o homem e levou-o a pecar. A primeira citação deste propósito é encontrada em Génesis 3.14,15, onde Deus amaldiçoou a serpente, o instrumento de Satanás, e declarou: "Eu porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar". Agora nós sabemos que Jesus Cristo foi a semente que morreu, "para que por meio da morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; e livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão" (Heb.2.14,15).

     Satanás por ora estava aparentemente vitorioso ao reconquistar o seu controlo sobre o mundo. Muitos anos mais tarde, quando intentou tentar o Senhor Jesus, prometeu dar-Lhe todos os reinos da terra se Ele se prostrasse, (Mat.4.4,9), e Jesus não negou que Satanás os possuía. Jesus chamou-o, "o príncipe do mundo" (João 16.11). Paulo chamou-o; "o deus deste século", (2 Cor.4.4) e "o príncipe das potestades dos ares, o espírito que agora opera nos filhos de desobediência", Efé. 2.2.

- Charles F. Baker

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário