A razão de Deus esperar

crstam.jpg     Pedro não estava errado quando declarou em Pentecostes que os últimos dias tinham começado (Act. 2:16,17). Eles tinham, de facto, começado, porém Deus tinha o plano secreto de dar ao mundo um período de graça antes de esmagar a sua rebelião e de enviar Cristo para reinar.

     Este propósito secreto a respeito da “dispensação da graça de Deus” é o tema das epístolas de Paulo. Contudo, é interessante ver como a última mensagem de Pedro explica a razão para esta interrupção no programa profetizado de Deus e no adiamento do retorno de Cristo para reinar. Primeiro, ele diz em 2 Ped. 3:8:

    “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que UM DIA PARA O SENHOR É COMO MIL ANOS, E MIL ANOS COMO UM DIA.”

     Note bem que isto não é agora uma nossa explicação esfarrapada para o adiamento do retorno de Cristo. Esta declaração foi feita no início deste tempo de espera, na aurora da era da graça. Mas prossigamos com a declaração de Pedro:

     “O Senhor NÃO RETARDA a Sua promessa, ... MAS É LONGÂNIMO para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se” (Ver. 9).

     Assim, o adiamento do retorno de Cristo para julgar e reinar não deve ser tido como “relaxamento” ou laxação, mas longanimidade. Assim o Apóstolo prossegue, dizendo:

     “E tende por SALVAÇÃO a longanimidade de nosso Senhor ...”

     Onde é que Pedro obteve esta informação? Como é que ele soube da “dispensação da graça de Deus”? O Versículo 15 explica:

     “...como também o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada.”

     A Paulo foi particularmente confiado “o Evangelho da graça de Deus” que nós proclamamos hoje (Act. 20:24). Pedro reconheceu isto (Gál. 2:2,7,9), e encerrou a sua segunda epístola com a exortação:

     “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo.” (2 Ped. 3:18). 

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

José Carvalho 09AGO26
Tudo ou nada

Tema abordado por José Carvalho em 09 de agosto de 2026

Carlos Oliveira 07AGO26
O Rochedo de Gibraltar

Tema abordado por Carlos Oliveira em 07 de agosto de 2026

Peter Cerqueira 05AGOI26
Alianças bíblicas versus Aliancismo (Parte 3)

Tema abordado por Peter Cerqueira em 05 de agosto de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:8

Estudo realizado em 29 de julho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário