O Espírito de Verdade

crstam.jpg     “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade ...” (João 16:13).

     Quão abençoado saber que o Autor do Livro bendito que mudou tantos corações e vidas e famílias, é o Espírito de Deus, “o Espírito de Verdade.”

     É claro que o Espírito não revelou toda a verdade de uma só vez. “A lei foi dada por Moisés”; mais tarde as profecias foram escritas por homens de Deus ao serem “inspirados pelo Espírito Santo,” e ainda mais tarde o nosso Senhor expressou verdades “que desde tempos eternos est[iveram] ocult[as].”

     Mas mesmo o nosso bendito Senhor, enquanto na terra, não conduziu os Seus seguidores em toda a verdade que Deus tinha para o Seu povo conhecer. Ele disse: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade ...” (João 16:12,13).

     E quando o Espírito veio em Pentecostes, Ele conduziu imediatamente os discípulos em toda a verdade? Não ainda. Eles ainda proclamavam o programa profético, a mensagem que o nosso Senhor lhes tinha ensinado e confiado (Lucas 24:45; Actos 1:2,3).

     Não foi antes de algum tempo depois do Senhor glorificado ter revelado “o propósito e graça de Deus” ao Apóstolo Paulo e por seu intermédio, o principal dos pecadores, salvo pela graça (1 Tim. 1:15,16), e o Espírito por Sua vez tivesse iluminado outros para o compreenderem (Gál. 2:7,9; Efé. 3:5).

     A gloriosa mensagem revelada a Paulo é a pedra angular da revelação divina. Assim ele diz que esta lhe foi dada “para cumprir [completar] a Palavra de Deus” (Col. 1:25).

     Paulo escreveu mais livros da Bíblia do que qualquer outro escritor e neles temos a plenitude da verdade divina que Deus quis que conhecêssemos e compreendêssemos. Em Efé. 3:14-21 temos a sua fervorosa oração para podermos “perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade” deste glorioso corpo de verdade. 

em Two Minutes With The Bible (Dois Minutos Com a Bíblia)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 08MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 08 de maio de 2026

Fernando Quental 03MAI26
Desempenhando o papel

Tema abordado por Fernando Quental em 03 de maio de 2026

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:3

Estudo realizado em 06 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário