A Parábola Tripla (VII)

Cornelius R. Stam

CRISTO A CHAVE

     Cristo é a chave para a parábola tripla como é para todas as Escrituras.

     Foi Ele que realizou a redenção dos que confiaram n’Ele durante o Seu ministério terreno, como é Ele que realiza a dos que confiam n’Ele agora.

     Como ovelhas de Deus, o povo de Israel falhou e passou a andar errante. Para salvar “as ovelhas perdidas da casa de Israel” Cristo teve de tomar o Seu lugar com eles e tornar-Se um cordeiro.

     “COMO UM CORDEIRO FOI LEVADO AO MATADOURO, E, COMO A OVELHA MUDA PERANTE OS SEUS TOSQUIADORES, ELE NÃO ABRIU A SUA BOCA” (Isa. 53:7).

     E o Seu sacrifício também tira o nosso pecado.

     “EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO” (João 1:29).

     É interessante notar que foi uma moeda de prata que a mulher perdeu. Certamente que tal moeda era o dinheiro da redenção em Israel e lembra-nos a lei do parente redentor (Lev. 25:47-49). Israel era o parente rico dos Gentios por meio de quem os Gentios teriam de ser remidos. Todavia, a nação de Israel, em vez de remir os Gentios, faliu e ficou ela própria a necessitar de redenção. Assim, Cristo nasceu, semente de Abraão, para que Ele se pudesse tornar Parente Redentor de Israel – e nosso.

     “PORQUE ASSIM DIZ O SENHOR: POR NADA FOSTES VENDIDOS: TAMBÉM SEM DINHEIRO SEREIS RESGATADOS” (Isa. 52:3).

     “… EU SOU O SENHOR, O TEU SALVADOR, E O TEU REDENTOR, O POSSANTE DE JACOB” (Isa. 60:16).

     “SABENDO QUE NÃO FOI COM COISAS CORRUPTÍVEIS, COMO PRATA OU OURO…

     “MAS COM O PRECIOSO SANGUE DE CRISTO, COMO DE UM CORDEIRO IMACULADO E INCONTAMINADO,

     “O QUAL, NA VERDADE, EM OUTRO TEMPO FOI CONHECIDO, AINDA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO, MAS MANIFESTADO NESTES ÚLTIMOS TEMPOS POR AMOR DE VÓS” (1 Ped. 1:18-20).

     “EM QUEM TEMOS A REDENÇÃO PELO SEU SANGUE, A REMISSÃO DAS OFENSAS, SEGUNDO AS RIQUEZAS DA SUA GRAÇA” (Efé. 1:7).

     Uma vez mais, Israel era filho de Deus (Êxo. 4:22) mas nunca atingiu o lugar de ‘adopção’, ou de maturidade filial, maioridade. Foi necessário manter a nação, sob a lei, como a uma criança. Então Cristo, o perfeito Filho de Deus, veio e tomou o lugar servo, uma criança, sob a lei, por amor deles – e de nós. Duas vezes o Pai rompeu o silêncio dos céus para exclamar: “Este é o Meu Filho amado em Quem Me comprazo”, porém Ele morreu como um transgressor da lei, por Israel – e por nós.

     Mas Ele ressuscitou de entre os mortos ao terceiro dia e foi “declarado Filho de Deus, em poder … pela ressurreição dos mortos” (Rom. 1:49). Agora todos os crentes são aceites como filhos maturos de Deus, no Amado (Efé. 1:5,6).

     Assim:

     “… VINDO A PLENITUDE DOS TEMPOS, DEUS ENVIOU SEU FILHO, NASCIDO DE MULHER, NASCIDO SOB A LEI,
“PARA REMIR OS QUE ESTAVAM DEBAIXO DA LEI, A FIM DE RECEBERMOS A ADOÇÃO DE FILHOS (QUER JUDEUS, QUER GENTIOS).1

     “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo” (Gál. 4:4,5,7).

1 Gr. Huiothesian, filhos maturos.

(FIM)
Cornelius R. Stam

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Fernando Quental 19ABR26
O perigo de nos tornarmos religiosos

Tema abordado por Fernando Quental em 19 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 22 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário