O que dizer do lava-pés?

LAVA-PÉS: A PROFUNDIDADE DO ATO DE CRISTO – CRENTEQUESABE 

 

     “E quanto ao lava-pés (João 13:1-17)?”

      O texto que cita levou várias denominações cristãs a praticar o chamado “lava-pés” como um rito cerimonial religioso. Sentimos que o Senhor estava apenas a ensinar aos apóstolos uma lição sobre humildade, uma lição de que eles precisavam muito de aprender (Lucas 9:46; 22:24).

     Nos dias bíblicos, os pés que andavam em sandálias sobre solo poeirento precisavam de ser lavados quando chegavam ao seu destino (Gén. 19:2; 24:32). Esta humilde tarefa era muitas vezes executada por um servo (Gén. 18:4) ou por aqueles dispostos a servir como servos (Luc. 7:38; 1 Tim. 5:10). Os orgulhosos certamente recusar-se-iam a lavar os pés de um homem (Lucas 7:44), e uma vez que isso era tristemente verdade para os apóstolos, o Senhor lavou os seus pés como “exemplo” (João 13:15) de humildade.

     A palavra “exemplo” é importante. A Mona Lisa é um exemplo de arte renascentista, mas isso não significa que toda a arte renascentista seja caracterizada por retratos de mulheres. Tal significa que a Mona Lisa tem o mesmo espírito de outras obras da época. Assim, o Senhor lavou os pés dos apóstolos para exemplificar como eles deveriam tratar os outros com o mesmo espírito de humildade. Embora lavar os pés de um homem exemplificasse bem esse espírito nos dias bíblicos, as calçadas pavimentadas e os sapatos de couro tornaram obsoleto esse exemplo particular de humildade. Hoje, os convidados mostram o mesmo espírito humilde com uma bebida, uma refeição e outros gestos. Sentimos que aqueles que insistem em praticar o exemplo exato de humildade que o Senhor deu estão a enfatizar o simbolismo acima da substância. Eles às vezes perguntam porque observamos a Ceia do Senhor, mas não o lava-pés, mas a primeira nunca é considerada um exemplo do que fazer. Em vez disso, Paulo diz: “Fazei isto” (1 Cor. 11:24,25).

     Finalmente, há um significado doutrinário para esta cerimónia que a torna exclusiva para Israel. Deus prometeu a Israel que eles seriam um reino de sacerdotes (Êxodo 19:6), e os sacerdotes tinham que ser lavados numa cerimónia de batismo iniciática para os iniciar no sacerdócio (Êxodo 29:4). Posteriormente, eles tinham que lavar as mãos e os pés como parte do seu serviço diário (Êxodo 30:19-21). Quando João pregou que o reino era “chegado” (Mt. 3:2), ele quis dizer o reino no qual Israel seria um reino de sacerdotes. Por isso ele os batizou para os iniciar no sacerdócio. Em João 13, o tempo para os doze ministrarem ao mundo como sacerdotes estava a aproximar-se. Daí o Senhor ter lavado seus pés para que eles pudessem funcionar como sacerdotes (cf. João 13:6-10).

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário