Vinho Novo e a Dispensação da Graça
“O vinho novo em Marcos 2:22 é a dispensação da graça?”
Não, a dispensação da graça era um mistério que não foi revelado antes Paulo (Efé. 3:1-3). Isso significa que não pode ser encontrado escondida nas parábolas do Senhor, pois ainda estava “escondido em Deus” naquela época (Efésios 3:1-9).
O vinho é um tipo do Espírito Santo, pois ambos estão associados à alegria (Zacarias 10:7; 1 Tes. 1:6), e o vinho novo é um tipo da vinda do Espírito em Pentecostes. Lembrar-te-ás de que quando os apóstolos foram “cheios do Espírito Santo” (Atos 2:4), as pessoas pensaram que eles estavam “cheios de mosto [ou, vinho novo]” (2:13).
Com a parábola dos odres, o Senhor estava a dizer que o vinho novo do Espírito Santo não poderia ser colocado nos “odres velhos” dos líderes religiosos de Israel; deveria ser colocado nos “odres novos” do Seu “pequeno rebanho” (Lucas 12:32).
O vinho novo é mencionado pela primeira vez na Bíblia quando Israel foi reunido de volta à sua terra após o cativeiro (Neemias 10:39; 13:5,12), um tipo da futura reunião de Israel de regresso à sua terra para o reino, e assim está associado ao reino que foi tirado dos líderes apóstatas de Israel e dado ao pequeno rebanho (Mt 21:43). O vinho novo foi negado a Israel quando a nação se rebelou contra Deus (Isa. 24:7; Os. 9:2; Joel 1:5,10; Ag. 1:11) e foi dado quando esta foi obediente (Prov. 3:5-10), e assim será dado no reino (Joel 3:18; Zacarias 9:17; Mateus 26:29) quando o Espírito de Deus os fará andar nos Seus caminhos (Ezequiel 36:27).
por Ricky Kurth



