Se Paulo escrevesse uma carta à tua Igreja

Aprenda o contexto no qual surge a carta de São Paulo aos Gálatas –  Província Carmelitana Fluminense

 

     “Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses, em Deus, nosso Pai, e no Senhor Jesus Cristo.” (2 Tessalonicenses 1:1).

      Em 2 Tessalonicenses 1:1, é interessante notar que, ao contrário das outras cartas de Paulo, ele não associa nada ao seu nome. Ele não diz: “Paulo, … chamado para apóstolo”; “Paulo, apóstolo... pela vontade de Deus”; “Paulo, apóstolo”. Estas suas referências muito familiares pelas quais ele se designa são aqui omitidas.

     Com isso ele está a mostrar que o seu apostolado, a sua chamada, papel, responsabilidade, liderança e ofício não estavam em questão na igreja em Tessalónica, portanto ele não precisou de fazer nenhuma daquelas referências. Mas o apostolado de Paulo está constantemente em questão hoje, apesar das suas palavras em Romanos 11:13:

     “Porque convosco falo, Gentios, que, enquanto for Apóstolo dos Gentios, glorificarei o meu ministério.”

     Paulo é o apóstolo das nações, dos gentios. Paulo, por inspiração do Espírito Santo, glorifica o seu apostolado. Nós devemos fazer o mesmo. Paulo foi chamado pela vontade de Deus para esta dispensação da graça. Ele foi chamado para ser o apóstolo a quem Cristo daria a revelação do mistério, o corpo da verdade para esta dispensação, e a quem Deus revelaria o Seu Filho segundo o ministério celestial de Cristo hoje.

     Paulo é o apóstolo a quem foi dada esta dispensação (Efé. 3:2). Ele é o nosso apóstolo. Cristo revelou a Sua vontade através das cartas de Paulo para que saibamos qual é a mente, vontade e coração de Cristo para a Sua Igreja, o Corpo de Cristo, debaixo da graça. Haverá confusão sobre o papel de Paulo na tua igreja? Será que a tua igreja sabe que Paulo é o nosso apóstolo, mas não faz menção disso? Se Paulo escrevesse uma carta à tua igreja, como ele se apresentaria à mesma?

por Kevin Sadler

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Carlos Oliveira 15MAI26
Comer e ficar com fome

Tema abordado por Carlos Oliveira em 15 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário