Borrifado ou Mergulhado?

Batismo por imersão ou aspersão: qual é mais bíblico?

 

     Assim como algumas pessoas acreditam que os donuts devem ser borrifados, ou pulverizados, apergidos, com borrifos, ou salpicos, e outros acreditam que devem ser mergulhados em café, alguns cristãos acreditam que devem ser batizados por aspersão, ou, borrifos, e outros acreditam que devem batizados por imersão, ou imersos. Eu pessoalmente acredito que, nas Escrituras, o único modo de batismo na água é por aspersão.

      Primeiro, embora seja popular dizer que o batismo na água é um testemunho, que nada tem a ver com a salvação, a Bíblia é muito clara ao mostrar que o propósito do batismo nas águas é purificar os homens lavando-os dos seus pecados (Atos 22:16 cf. Marcos 1:4; 16:16; Atos 2:38). Nas Escrituras, a purificação é muitas vezes realizada por aspersão (Núm. 8:6,7; 19:13,18-22), mas nunca por imersão. De facto, Deus prometeu o seguinte aos judeus, quando Ele os reunir de volta à sua terra para o reino,

     “Então espalharei  [ou, aspergirei, borrifarei] água pura sobre vós, e ficareis purificados: … vos purificarei.” (Ezeq. 36:24,25).

     Sabemos que é comumente ensinado que a palavra grega baptismos que é traduzida por “batismo” nas nossas Bíblias significa “mergulhar” ou enterrar, mas não é assim. É verdade que bapto, a forma verbal de baptismos, significa mergulhar, pois é assim que é traduzido em Lucas 16:24. No entanto, a imersão é apenas o começo do batismo na água, como vemos em Números 19:18:

     “E um homem limpo tomará hissopo, e o molhará naquela água, e a espargirá … sobre as almas que ali estiverem .…”

      O “hissopo” era um arbusto florido que, quando mergulhado em água, era capaz de absorver líquido suficiente para depois aspergi-lo nas pessoas (Hb 9:19). Assim, no batismo na água, o hissopo era imerso e as pessoas eram depois aspergidas.

     Sabemos que essas aspersões do Antigo Testamento eram batismos, pois baptismos é a palavra usada para descrever essas “várias abluções, ou, diversas lavagens” (Heb. 9:10). Até os sacerdotes eram lavados (Êxo. 29:4) com água da pia (Êxo. 40:11,12) que não era usada para imersão (Êxo. 30:18-21). Sabemos que João Batista lavava as pessoas da mesma maneira, pois os judeus não perguntavam “o que” ele estava a fazer, como perguntariam se ele estivesse a fazer algo novo, mas perguntavam “porque” o fazia (João 1:25 ). Ele ficou no Jordão para poder molhar o hissopo com facilidade e borrifar as pessoas. Batismos também é traduzido como “lavagem" em Marcos 7:4, e poucas famílias em Israel (se é que havia alguma) tinham um receptáculo suficientemente grande para imergir “camas, ou, mesas”.

     É claro que hoje os nossos corações são lavados “pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo (Tito 3:5). Mas apesar do teu coração ter sido purificado dessa maneira, para limpares, ou purificares, o teu “caminho” (Sal. 119:9), só podes fazê-lo “observando-o conforme a Tua Palavra”. Prestemos atenção!

por Ricky Kurth

Sermões e Estudos

Fernando Quental 08SET24
O ensino da graça

Tema abordado por Fernando Quental em 08 de setembro de 2024

Carlos Oliveira 06SET24
Como Deus salva

Tema abordado por Carlos Oliveira em 06 de setembro de 2024

Carlos Simões 01SET24
A preciosa fé

Tema abordado por Carlos Simões em 01 de setembro de 2024

Estudo Bíblico
Voo sobre a Bíblia - Miq/Nau/Hab

Estudo realizado por David Gomes em 04 de setembro de 2024

ver mais
 
 
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário