Romper com a tradição

Paul Sadler

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     O início da minha experiência cristã esteve intimamente identificada com uma igreja denominacional que defendia dogmaticamente a posição de Atos 2 como início da Igreja o Corpo de Cristo. Eles repousavam confortavelmente no leito da tradição, e usavam as suas mantas como cobertores de segurança para se isolarem da realidade da Palavra de Deus bem manejada. Porém, comigo foi um pouco diferente. Eu continuava a virar-me e a revirar-me e não conseguia dormir uma boa noite, espiritualmente falando. Algo estava errado na cama em que me encontrava, mas não conseguia identificar o problema. Quanto mais eu estudava e ensinava as Escrituras, mais inquieto me sentia.

     A tradição dizia: "Ensina e o que Jesus ensinou". Porém, Jesus ensinou: "Não ireis pelo caminho dos gentios ... Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel" (Mateus 10: 5,6). A tradição dizia: "Anda por onde Jesus andou". Porém, Jesus andou miraculosamente por onde nunca nenhum homem colocou os pés: "Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar" (Mt 14:25). A tradição dizia: "Obedece aos mandamentos de Jesus". Porém, Jesus ordenou: "E estes sinais seguirão aos que crerem: Em Meu nome expulsarão os demónios; falarão novas línguas; pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão" (Marcos 16: 17,18). A tradição dizia: "A Igreja, o Corpo de Cristo, começou em Atos, capítulo 2, no dia de Pentecostes". Porém, a narrativa diz: "Saiba pois com certeza toda a casa de Israel que a esse Jesus, a quem vós [Israel incrédula] crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo [Messias de Israel" (Atos 2:36).

     Quando indiquei essas inconsistências aos que estavam na liderança espiritual nesse tempo, disseram-me delicadamente para não levar essas coisas tão a sério. Eles pensavam que era muito mais importante ganhar almas perdidas para Cristo do que preocupar-me com ninharias tão insignificantes. A Palavra de Deus insignificante? Que Deus nos livre de tal pensamento! Felizmente por amor a esses líderes religiosos não estamos a viver sob a anterior dispensação ou desceria fogo do do céu e os consumiria. Não é de admirar que a Igreja esteja em tal estado de confusão. Pouco depois desse encontro, o Senhor abriu graciosamente os olhos do meu entendimento para entender a revelação do Mistério.

- Paul Sadler



Sermões e Estudos

José Carvalho 24MAI26
O valor da comunicação

Tema abordado por José Carvalho em 24 de maio de 2026

Carlos Oliveira 22MAI26
Assistolia

Tema abordado por Carlos Oliveira em 22 de maio de 2026

Lucas Quental 17MAI26
Cristãos ou discípulos?

Tema abordado por Lucas Quental em 17 de maio de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4

Estudo realizado em 20 de maio de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário