Por vezes devemos simplesmente ficar em silêncio!

bill_bright.jpg     “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus…” (Salmo 46:10).

     Caros amigos, 

     Conta-se a história de um rapazito a quem foi dado um bem precioso. Tratava-se do bonito relógio de bolso em ouro do seu falecido avô. Como ele o guardava como um tesouro! Seria um lembrete ao longo da vida do seu querido avô e do amor dele por si.

     Mas um dia, ao brincar na fábrica de gelo do seu pai, ele perdeu o relógio no meio de todo o gelo e serradura ali existentes. Ele fartou-se de procurar, mas não conseguiu encontrar o relógio. Ficou desvairado.

     Depois, de repente, percebeu o que fazer. Deixou de andar numa correria, de andar às voltas, e ficou muito quieto em silêncio. Ficou simplesmente a escutar. E no silêncio, ouviu o relógio: tic-tac, tic-tac, tic-tac. Ele encontrou o seu tesouro, ficando quieto!

     Os seguidores do nosso Senhor Jesus Cristo também têm uma possessão maravilhosa e inestimável. A Bíblia diz: "Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós" (2 Coríntios 4:7).

     Esta possessão de tesouro de valor inestimável dentro de nós não é nada mais do que o próprio Deus, o Espírito Santo, que habita no nosso interior!

     Este tesouro dentro de nós traz perdão, paz, propósito e poder. Ele traz alegria e amor, tanto por Ele como pelos outros. Ele traz direcção. Estas são coisas que o dinheiro não pode comprar.

     Porém não conseguiremos ouvir ou sentir a Sua presença, se andarmos sempre numa correria, às voltas, nesta vida, com a nossa audição diminuída e a Sua voz abafada pelos ruídos incessantes do mundo, alguns deles vindos das nossas próprias bocas, ou dos nossos rádios, ou das nossas televisões.

     Como o rapazito, precisamos parar e escutar. Podemos até ter necessidade de ficar em silêncio!

     "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus … O Senhor dos Exércitos está connosco …" (Salmo 46:10-11).

     O nosso Senhor exortou: "Mas tu, quando orares, entra no teu aposento, e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em oculto …" (Mateus 6:6).

     A oração é comungar e comunicar com Deus, e não necessariamente dominar a conversa e tentar calá-lO, como muitos são propensos a fazer. Devemo-nos lembrar de Eclesiastes 5:2: "Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu estás sobre a terra; pelo que sejam poucas as tuas palavras".

     O nosso "aposento" pode ser a quietude do nosso coração. Nesse lugar tranquilo, em casa, no escritório ou nos nossos automóveis, aquietemo-nos, sabendo que Ele é Deus, e escutemo-Lo.

Bill Bright

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 19JUNI26
Discurso contraditório

Tema abordado por Carlos Oliveira em 19 de junho de 2026

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:6

Estudo realizado em 17 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário