A solidão assassina

bill_bright.jpg     “… Ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre” (João 14:16).

     Caros amigos, 

     Um homem marcou mal um número de telefone. Ele ficou embaraçado pelo seu erro e desculpou-se rapidamente. Porém a mulher que atendeu disse: "Oh, tudo bem. Por favor, não desligue! Tenho 83 anos de idade e não tenho ninguém que me faça companhia. Não quer falar comigo, por favor?"

     É um paradoxo estranho. A população do nosso mundo está a expandir-se e a maioria das pessoas agora vivem em centros aglomerados populacionais urbanos, no entanto, milhões de pessoas estão a sentir-se isoladas e solitárias - quase como se fossem as únicas pessoas deixadas na Terra. Ao contrário de antigamente, os vizinhos não se conhecem e raramente vêem mesmo os seus vizinhos de porta.

     Dizem que a solidão é a assassina número um do mundo. Pense por um momento em pessoas inauspiciosas que morreram desta agonia terrível, como Elvis Presley, Marilyn Monroe, Judy Garland e Howard Hughes. Todos eles desfrutaram do frenesi da aprovação pública. Eles dificilmente conseguiam encontrar um lugar que escapasse aos seus fãs e seguidores. No entanto, o fim chegou demasiado cedo para cada uma dessas celebridades famosas e populares.

     Sabe quem são as pessoas mais solitárias na nossa sociedade? De acordo com algumas pesquisas, os estudantes universitários estão classificados em primeiro lugar, e as pessoas divorciadas em segundo.

     Devemos rastrear o problema a onde tudo começou - a Adão e Eva - se quisermos encontrar uma solução duradoura para este vazio crónico. Deus não tinha a intenção de que estivéssemos sós. Ele criou-nos para desfrutarmos de relacionamentos significativos com os outros e com Deus.

     No início, Adão e Eva tinham-se um ao outro, por isso não estavam socialmente sós. Eles comungavam diariamente com Deus, o seu Criador, por isso não estavam espiritualmente sós.

     Depois desobedeceram a Deus e pecaram, ao comerem do fruto proibido. Socialmente, Adão e Eva ainda se tinham um ao outro. Mas espiritualmente, perderam a presença consoladora do Senhor, e a humanidade tem sentido esse vazio espiritual desde então.

     A maioria das pessoas do mundo estão espiritualmente sós porque não têm comunhão constante com o Pai através do Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo. Isto também causa solidão social, ao serem cortadas não só de Deus, mas do povo de Deus.

     Independentemente da sua situação social, as pessoas que conhecem o seu Deus através de Jesus Cristo não precisam de ficar alguma vez sós. Deus diz: " Não te deixarei, nem te desampararei " (Hebreus 13:5). Sobre o Espírito Santo, Jesus disse: Ele ficará “convosco para sempre " (João 14:16).

     Agradeça a Deus por Sua companhia constante – acerca da qual podemos ter a certeza!

Bill Bright

Sermões e Estudos

Carlos Oliveira 01MAI26
O vazio comum dominante

Tema abordado por Carlos Oliveira em 01 de maio de 2026

Carlos Oliveira 26ABR26
Como vencer a depressão

Tema abordado por Carlos Oliveira em 26 de abril de 2026

Carlos Oliveira 24ABR26
Perigo despercebido

Tema abordado por Carlos Oliveira em 24 de abril de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:2,3

Estudo realizado em 29 de abril de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário