Barbara aprendeu o segredo
“… Àquele que nos ama, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados (Apocalipse 1:5). Caros amigos,
Todas as quintas-feiras de manhã, Barbara conduzia na sua igreja um grupo de estudo bíblico para mulheres. Várias senhoras revelavam frequentemente um espírito crítico durante os debates, e essa atitude estava a afectar o grupo todo.
Ela mencionou privadamente o problema às mulheres individualmente, mas elas continuavam a ser negativas.
Barbara estava preocupada porque duas das mulheres do grupo ainda não tinham colocado a sua fé em Cristo, e vários outras eram Cristãs havia pouco tempo. A situação não era edificante e estava a ser prejudicial para o que o Senhor queria fazer na vida de todas as presentes.
Ela confidenciou o seu problema a Agnes, uma santa idosa muito querida no grupo e, juntas, em oração, colocaram o problema nas mãos de Deus.
Na quinta-feira seguinte, Agnes falou mais do que costumava fazer. As suas palavras foram de louvor ao Senhor, quando docemente rebateu as críticas feitas durante o debate.
Nas semanas seguintes, Agnes continuou a louvar o Senhor, durante as reuniões, e o tom do grupo começou a mudar. As mulheres todas começaram a louvar o Senhor pelas circunstâncias que elas consideravam difíceis. Barbara alegrou-se com o poder do louvor na transformação de uma situação negativa numa positiva.
Há aqui quatro lições.
Em primeiro lugar, uma voz crítica, negativa, num grupo pode funcionar como fermento, e estragar a atmosfera piedosa e a atitude de todo o grupo. Isso é também verdade em grupos seculares, onde o espírito crítico pode contaminar uma organização inteira.
Em segundo lugar, a sujeição de uma situação à oração pode permitir que Deus opere uma mudança positiva no grupo.
Terceiro, as palavras positivas, de amor, e baseadas na Bíblia de um membro do grupo podem mudar o tom de um grupo inteiro.
Em quarto lugar, como Barbara aprendeu, não há palavras melhores para injectar num grupo do que palavras de louvor ao nosso maravilhoso Deus.
O louvor muda as coisas, e Deus usa o nosso louvor para nos tornar mais frutuosos como discípulos do Senhor Jesus.
"Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-O, servos do Senhor. Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus. Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom ..." (Salmo 135:1-3).
Bill Bright



