Somos únicos

william_macdonald.jpg     “... pela graça de Deus sou o que sou ...” (1 Cor. 15:10).

     Uma das auto-infligidas agonias da vida é tentar-se ser o que nunca se foi destinado ser. Todo mundo é uma criação única de Deus. Como alguém disse: "Quando Ele nos fez, Ele dispôs do molde." E Ele nunca pretendeu que nós tentássemos alterá-lo.

     Maxwell Maltz escreveu: "Você é uma personalidade que não está em concorrência com nenhuma outra personalidade, simplesmente porque não há outra pessoa na face da terra como você, ou na sua particular classe. Você é um indivíduo. Você é único. Você não é ‘como’ qualquer outra pessoa e nunca poderá tornar-se ‘como’ qualquer outra pessoa. Você não é ‘suposto’ ser como qualquer outra pessoa e nenhuma outra pessoa é ‘suposta’ ser como você."

     "Deus não criou uma pessoa padrão e, e de algum modo rotulou essa pessoa dizendo ‘é isso mesmo.’ Ele fez todo o ser humano individual e único, do mesmo modo que fez cada floco de neve individual e único."

     Todos nós somos produto da sabedoria e do amor de Deus. Ao fazer-nos como somos, Ele sabia exactamente o que estava a fazer. A nossa aparência, a nossa inteligência e os nossos talentos representam o Seu melhor para nós. Qualquer pessoa com infinito conhecimento e infinito amor teria feito o mesmo.

     Por isso, então, desejarmos ser outra pessoa seria um insulto a Deus. Sugeriria que ele cometeu um erro ou que nos teria privado de algo que fosse para nosso bem.

     Desejar ser como outrem é fútil. Há uma finalidade no que Deus nos criou e no que Ele nos deu. Claro que podemos imitar as virtudes das outras pessoas, mas aqui estamos a pensar no que somos como criação de Deus.

     Se passarmos a vida insatisfeitas com o desígnio de Deus para as nossas vidas, ficaremos paralisados com sentimentos de inferioridade. Mas não se trata de uma questão de inferioridade. Nós não somos inferiores - apenas individuais e únicos.

     A tentativa de se ser outrem está condenada a acabar em fracasso. É tão impensável quanto um dedo tentar fazer o trabalho do coração. Não foi esse o desígnio de Deus e isso simplesmente não funcionará.

     A atitude correcta é dizer com Paulo: "… pela graça de Deus sou o que sou" (1 Cor. 15:10). Devemos alegrar-nos com o que somos como concepção distinta de Deus e determinarmo-nos a usar o que somos e temos ao máximo para a Sua glória. Há muitas coisas que nós não seremos capazes de fazer, mas há outras coisas que podemos fazer e que os outros não conseguem.


William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário