Fazer bem sem olhar a quem

william_macdonald.jpg     “… fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão ...” (Lu. 6:35).

     Estes mandamentos do nosso Senhor referem-se ao nosso comportamento para com todos os homens, convertidos e não convertidos, mas vamos pensar neles particularmente em relação às relações financeiras entre os Cristãos individualmente. É uma triste verdade que alguns dos conflitos mais sérios entre os crentes ergue-se relativamente a questões de dinheiro. Não deveria ser assim, mas infelizmente o velho ditado ainda se mantém: quando o dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela.

     Uma solução simples poderia ser a de proibir todas as transacções financeiras entre os santos, mas não podemos fazer isso enquanto a Bíblia disser: "… dá a qualquer que te pedir" e "... emprestai, sem nada esperardes" (Lu. 6: 30, 35). Portanto, temos de adoptar várias linhas mestras que nos capacitem obedecer à Palavra e evitar conflitos e amizades destruídas.

     Devemos dar a todos os casos de verdadeira necessidade. A dádiva deve ser incondicional. Não se deve coagir a outra pessoa ao que quer que seja, nem a votar connosco numa reunião de igreja, nem a defender-nos quando estamos errados. Não devemos tentar "comprar" as pessoas com a nossa bondade.

     O mandamento para darmos a todos os que nos pedem tem algumas excepções. Não devemos dar a alguém financiando, assim, o jogo, a bebida ou o fumo. Não devemos dar fomentando esquemas levianos de alcance de riqueza que fomentam a cobiça do homem.

     Quando emprestamos a uma causa nobre, devemos fazê-lo com a atitude de não nos importamos se o dinheiro não for devolvido. Falta de pagamento não deve afectar a nossa amizade. E não devemos cobrar juros sobre o empréstimo. Se um judeu, vivendo sob a lei, não podia cobrar juros a outro judeu (Lev. 25:35-37), quanto menos deve um Cristão, vivendo sob a graça, cobrar juros a outro Cristão.

     Quando surge um caso em que não estamos completamente certos se a necessidade é genuína, normalmente é melhor procurar responder à necessidade. Se tivermos de errar, é melhor fazê-lo para o lado da graça.

     Ao darmos a outros, devemos encarar o facto dos destinatários da caridade, muitas vezes sentirem ressentimento em relação ao doador. Este é um preço que temos de estar dispostos a pagar. Quando uma vez Disraeli foi lembrado acerca de um homem que o odiava, ele disse: "Eu não sei porquê. Não tenho feito nada por ele ultimamente."   

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário