Deus e as pernas do homem

william_macdonald.jpg     “Não … se compraz na agilidade (ou, nas pernas, TB) do varão.” (Salmo 147:10).

     Que visão interessante! O grande, Deus transcendente não tem prazer nas pernas de um homem!

     Podemos pensar nisto em relação ao mundo do desporto. A estrela da pista, ágil e rápida, a cruzar a linha de chegada com as mãos ao alto em vitória. O jogador de basquete a correr velozmente para fazer o afundanço do cesto da vitória. O herói do futebol (americano), musculoso e forte, mergulhando irresistivelmente no cruzamento da linha.

     A multidão fica frenética. Pulam, gritam, aclamam (ou alternativamente vaiam e assobiam). São fanáticos, envolvendo-se emocionalmente em cada jogo. Pode-se dizer que têm prazer nas pernas de um homem – ou seja, na sua capacidade de desempenho no jogo.

     O nosso versículo não pretende proibir o interesse no desporto. A Bíblia noutro lugar fala bem do valor do exercício físico. Mas o facto de Deus não ter interesse nas pernas de um homem deve lembrar-nos que devemos manter as nossas prioridades em equilíbrio.

     É fácil um jovem crente tornar-se tão absolvido em algum desporto que este se torne na paixão da sua vida. Todos os seus melhores esforços visam alcançar a excelência. Ele disciplina o seu tempo, a sua alimentação, o seu sono. Ele pratica incessantemente o aperfeiçoamento de competências em cada jogo conceptível. Ele mantém um regime de exercício, destinado a mantê-lo em condições físicas superiores. Ele pensa e fala do desporto como se fosse a sua vida. E talvez o seja, de facto.

     Às vezes, um jovem Cristão destes é levado a parar quando percebe que Deus não tem prazer nas pernas de um homem. Se ele quiser andar em comunhão com Deus, ele tem de adoptar a perspectiva de Deus.

     Em que é que Deus, então, tem prazer? O décimo primeiro versículo do Salmo 147 diz-nos: "Jeová deleita-se nos que O temem, nos que esperam na Sua benignidade." Por outras palavras, Deus está mais interessado no espiritual do que no físico. O Apóstolo Paulo espelha este mesmo sistema de valores, quando diz que "… o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir" (1 Tm . 4:8).

     Daqui a cem anos, quando os aplausos tiverem cessado, quando o estádio estiver vazio, e o resultado for esquecido, a única coisa que realmente conta é uma vida que procurou primeiro o reino de Deus e a Sua justiça.  

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário