A evangelização deve começar na nossa casa

william_macdonald.jpg     “…me puseram por guarda de vinhas; a vinha que me pertence não guardei” (Cantares de Salomão 1:6b).

     Os irmãos da donzela Sulamita mandaram-na trabalhar na vinha. Ela ficou tão ocupada a cuidar desta que negligenciou a sua própria vinha, isto é, a sua aparência pessoal. A sua pele tornou-se escura e seca, e, sem dúvida, o seu cabelo ficou desalinhado.

     Há sempre o perigo de negligenciarmos a nossa própria vinha ao tornarmo-nos demasiado ocupados com as de outras pessoas. Há o perigo, por exemplo, de nos tornarmos tão absorvidos com a evangelização do mundo, que a própria família fique perdida. Se Deus nos dá filhos, as crianças são o nosso primeiro campo missionário. Quando estivermos diante do Senhor, uma das maiores alegrias será podermos dizer: "Eis-me aqui a mim, e aos filhos que Deus me deu" (Hebreus 2:13). Nem todos os elogios de audiências agradecidas compensarão a perda dos nossos filhos e filhas.

     Parece, pelas Escrituras, que a responsabilidade começa em casa. Depois de Jesus ter expulsado os demónios Legião, ordenou ao libertado: "Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez e como teve misericórdia de ti" (Marcos 5:19). Muitas vezes parece que o lugar mais difícil de se evangelizar é no nosso próprio quintal, mas é aí que devemos começar.

     Além disso, quando o Senhor comissionou os Seus discípulos, disse: "... tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra" (Actos 1:8). Comece em "Jerusalém" (a sua base domiciliar)!

     André estava determinado a não negligenciar a sua própria vinha. Nós lemos dele: "Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo)" (João 1:41).

     Há, sem dúvida, casos em que um crente é fiel no procurar ganhar os seus entes queridos para o Senhor Jesus, e no entanto eles persistem na sua incredulidade. Nós não podemos garantir a salvação eterna dos nossos parentes e amigos. Mas o que temos de evitar é a possibilidade de estarmos tão preocupados em ministrar aos outros que negligenciamos o nosso próprio círculo familiar. A nossa própria vinha, em tais casos, deve ter a prioridade. 

William MacDonald
One Day at a Time

Sermões e Estudos

Márcio Botas 14JUNI26
Descanso

Tema abordado por Márcio Botas em 14 de junho de 2026

Carlos Oliveira 12JUNI26
Condição sine qua non

Tema abordado por Carlos Oliveira em 12 de junho de 2026

Peter Cerqueira 07JUNI26
O Cinto da Verdade

Tema abordado por Peter Cerqueira em 07 de junho de 2026

Estudo Bíblico
1 Timóteo 3:4,5

Estudo realizado em 10 de junho de 2026

ver mais
  • Avenida da Liberdade 356 
    2975-192 QUINTA DO CONDE 





     
  • geral@iqc.pt 
  • Rede Móvel
    966 208 045
    961 085 412
    939 797 455
  • HORÁRIO
    Clique aqui para ver horário